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Publicado em 7 de novembro de 2024 às 12:59
Após anos de espera, os fãs de velocidade no Espírito Santo já podem se animar com a possibilidade de o Estado voltar a receber grandes provas. E não é qualquer evento: Vitória está nos planos da Stock Car, maior categoria do automobilismo brasileiro, já para 2025 - há quase 20 anos, a Capital capixaba recebia pela última vez a Fórmula Renault Clio (Copa Clio), em 2007, em uma pista montada entre a Praia do Canto e a Enseada do Suá. O plano é realizar o evento no segundo semestre do próximo ano.>
Anteriormente, nas décadas de 80, 90 e começo dos anos 2000, a cidade chegou a ser comparada com Mônaco devido à similaridade do traçado à beira-mar em meio aos prédios, como ocorre na pista do principado monegasco, palco do principal circuito de rua do mundo e da icônica corrida de Fórmula 1. A seção Capixapédia, de A Gazeta, reconta este período de ouro do automobilismo no ES.>
A reportagem de A Gazeta apurou com fontes do alto escalação da Stock Car, que a possibilidade de Vitória sediar pela primeira vez uma prova da categoria é real, tendo, inclusive, uma reunião de representantes com o prefeito Lorenzo Pazolini realizada nos últimos dias, onde o projeto para a realização do evento foi apresentado. >
A proposta é montar uma pista de rua, na região da Enseada do Suá no trecho próximo à Praça do Papa. A escolha pelo local se deve à largura da pista na região, que atende aos requisitos para a competição com os bólidos.>
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"Teve uma conversa de que lá (próximo ao aeroporto) seria possível, mais fácil de fazer e mais rápido (de montar o circuito). Aqui também (Enseada), mas uma parte, não se sabe se para este carro novo seria possível colocá-lo (a Stock correrá em modelos SUVs a partir de 2025). O atual de jeito nenhum caberia aqui porque ele é muito pesado e largo. Ali há trechos com mínimo de 12m de largura, o que é perfeito (para o próximo carro)", contou o Lincoln Oliveira, CEO da Vicar, empresa que promove Stock Car, enfatizando o que foi discutido com o prefeito da cidade e também representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Federação de Automobilismo do Espírito Santo (Faaes).>
Para os trechos com pista de largura menor, a ideia seria fazer como em Belo Horizonte, onde a bandeira amarela seria permanente, o que impediria ultrapassagens nas respectivas voltas nestes pontos da pista.>
"Existe um otimismo. Um final de semana da Stock Car movimenta de 200 a 300 milhões de reais em receitas e parte significativa fica no município. Obviamente algumas intervenções precisariam ser feitas, mas são situações ajustáveis. Trabalhamos com a ideia de fazer a menor intervenção possível para não atrapalhar também a cidade. Vitória é maravilhosa", complementou.>
Entusiasta do projeto, o Prefeito Lorenzo Pazolini destacou a importância que uma etapa da Stock Car representaria para Vitória em termos turísticos e econômicos. >
"De fato houve uma reunião nossa e existe um grande otimismo em fazer esta prova acontecer e trazer à tona a nostalgia de quando Vitória recebia estes eventos. O encontro foi muito proveitoso com os atores envolvidos, existe o interesse mútuo e queremos valorizar o que há de mais belo em nossa cidade, que é evidenciar o mar, as belezas da cidade", contou Pazolini.>
O prefeito enfatizou que a proposta é ir além da realização da prova, mas também promover três dias de atrações vinculadas ao final de semana da corrida da Stock Car.>
Lorenzo Pazolini
Prefeito de VitóriaSegundo Pazolini, as etapas de rua realizadas em Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG) servirão de inspiração para concretizar a prova na Capital do ES.>
"Nos foi apresentado o que fizeram nestas duas cidades e por também sermos uma prova de rua, muita coisa seria levada em consideração, com a diferença de Vitória ter um charme próprio, não à toa era comparada a Mônaco", conta. >
Atualmente a Stock reúne pilotos como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta, todos com passagem pela Fórmula 1. O capixaba Hugo Cibien corre na Stock Series.>
Com o projeto avançando, o passo seguinte é uma visita técnica feita por uma comissão da Confederação Brasileira de Automobilismo, para avaliar, idealizar e homologar o traçado e o circuito propostos para a realização da corrida. Caso não seja possível a realização em 2025, muito por conta do tempo curto, o evento seria panejado para 2026. O foco, entretanto, é que ocorro já no próximo ano.>
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