> >
Saiba como escolher o revestimento ideal para sua casa

Saiba como escolher o revestimento ideal para sua casa

Materiais devem ser condizentes com a usabilidade do ambiente e com o estilo do morador

Publicado em 22 de outubro de 2020 às 17:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Revestimento deve ser escolhido com certeza
Revestimento deve ser escolhido com certeza. (Edu Pozella/Divulgação)

O projeto de arquitetura de interiores pede atenção em todos os detalhes. Quando a obra está quase sendo finalizada, entra a etapa do acabamento. O piso e as paredes de cada cômodo merecem atenção não só para o estilo de decoração, mas também a qualidade do material e se ele é aplicável em determinadas situações.

Os revestimentos devem ser pensados com antecedência, já que serão definitivos no ambiente. “Sempre digo para meus clientes que a decisão precisa ser ajustada com muita certeza, já que uma possível troca implica em uma nova obra”, explica a arquiteta Karina Korn.

Nos projetos que realiza, a profissional explica que o processo de escolha tem início na análise que realiza com os futuros moradores. Compreender os desejos, as predileções e o alinhamento de expectativas é o primeiro passo. “Olhar o ambiente como um todo também é outro caminho muito bacana. Com o estilo de decoração adotado, vamos eliminando o revestimento que não cabe para aquele cômodo.”

De acordo com a arquiteta e consultora de produtos da Composé, Amanda Daleprani, é preciso levar em conta fatores que vão além da estética e custo. “Entre os principais fatores a serem levados em conta está a funcionalidade do cômodo, se é uma área de grande movimentação cotidiana, área seca ou molhada, a durabilidade que se espera daquele material, a instalação, que tipo de trabalho demandará para instalar o piso e a manutenção que deve ser dada, que já começa na limpeza”, destaca.

Ricardo Neves, supervisor de vendas da Roca Brasil Cerâmica, explica que o processo de escolha de um produto de qualidade depende da boa orientação do fabricante sobre seu produto. “O consumidor precisa saber, antes de tudo, sobre onde esse revestimento pode ser aplicado. Cada fabricante tem uma tabela que indica a durabilidade de acordo com a circulação de pessoas. Também deve haver a descrição do coeficiente de atrito que mede a aspereza do produto.”

Tal orientação também ajuda o consumidor a levar a melhor opção sem conflitar com o gosto pessoal. “Hoje a gente separa por ambiente de aplicação. Muitos produtos conseguem trabalhar o mesmo conceito para ambientes diferentes com revestimentos diferentes”, declara Ricardo.

Cuidados com o material começam já na limpeza
Cuidados com o material começam já na limpeza. (Edu Pozella/Divulgação)

Segurança

Ainda segundo Ricardo, o quão áspero um revestimento é garante a segurança das pessoas que utilizam os espaços. “O porcelanato polido é bem liso e muito famoso, devido ao baixo coeficiente de atrito não é indicado para ambientes externos devido à alta probabilidade de queda”, exemplifica.

A arquiteta Amanda Delaprani recomenda o uso do porcelanato para todos os tipos de ambiente de alta circulação, mas orienta que o consumidor escolha entre os seus três tipos: polido, antiderrapante e natural. “Para ambientes comerciais onde o fluxo tem maior intensidade é indicado um porcelanato técnico, que apresenta maior resistência ao desgaste.”

Este vídeo pode te interessar

Amanda também orienta a observação de quem vai usar o espaço. Para que tem bichinhos de estimação, por exemplo, a especialista sugere pisos não muito lisos, para que eles não escorreguem. “A utilização de pisos vinílicas, laminados e porcelanatos naturais é uma boa opção para a parte interna da casa”, explica a arquiteta sobre casas com crianças e idosos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais