O risco da comparação

Quando temos contato com a vida de alguém, estamos acessando uma minúscula fatia da rotina dessa pessoa. E acreditamos que a vida dela é melhor que a nossa

O risco da comparação

Não se compare, dê valor ao que já está na sua vida. Crédito: Shutterstock

O problema da comparação se inicia quando paramos de enxergar valor naquilo que conquistamos e na caminhada que percorremos para adotar como verdade o sucesso do outro.

Isso pode afetar a nossa saúde mental e o nosso bem-estar, impactando até a autoestima. Provoca uma sensação de que "a sua vida é péssima" e de que a das outras pessoas é “maravilhosa”.

Uma das problemáticas é que, quando temos contato com a vida de alguém, estamos acessando uma minúscula fatia da rotina dessa pessoa, um momento. Mas o nosso cérebro trata de preencher todas as lacunas em branco, "contando uma história" para que acreditemos que a vida dos outros é a todo tempo melhor do que a nossa.

O que normalmente ignoramos é o perrengue pelo qual as pessoas passaram para chegar lá ou mesmo quantos momentos ruins vivenciaram nesse período.

Dar valor ao que já está na sua vida é importantíssimo para que você se sinta realmente à frente das suas escolhas. Nutrir a gratidão por cada passo e por cada realização é um benefício que nasce quando paramos de se comparar com as pessoas.

Entenda que tudo na sua vida é um processo e está acontecendo para que você seja a melhor versão de si mesmo. Que graça teria ser como outra pessoa? Afinal, os outros já existem. Você só pode ser único sendo você mesmo.

Até a próxima!

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Comportamento
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível