Anabolizantes naturais: 5 alimentos para ganhar massa magra

A proteína é o principal nutriente para desenvolver massa magra. Além disso, também é necessário ajustar o consumo dos carboidratos, das vitaminas, dos minerais, das gorduras e das fibras

Salmão

O consumo de salmão ajuda a melhorar o desempenho no treino. . Crédito: Shutterstock

Ter uma alimentação balanceada, inclusive com o consumo de carboidratos, é fundamental no processo da conquista da massa magra. Ela representa as partes do nosso corpo que não possuem gordura, incluindo os músculos e os órgãos internos.  "Conquistá-la é importante para ter mais disposição para encarar as atividades do dia a dia e manter o metabolismo ativo. Também ajuda na queima de gordura, na prevenção de doenças crônicas e no fortalecimento da musculatura", diz a nutricionista Caroline Ribeiro.

A profissional conta que  alguns alimentos contribuem para a construção de tecidos musculares de forma natural, além de aumentarem a massa magra. "Os nutrientes possuem papel importante na regulação de processos que vão desde a produção de energia até o de novas células. Os aminoácidos, o zinco, o magnésio, a vitamina D e as vitaminas do complexo B ajudam na regulação de hormônios que são essenciais para a síntese proteica".

A proteína é o principal nutriente para desenvolver a massa magra. Além disso, também é necessário ajustar o consumo dos carboidratos, das vitaminas, dos minerais, das gorduras e das fibras. 

"Encontramos as proteínas nas carnes, nos laticínios como iogurtes e queijos, nas leguminosas como feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha. Além disso, também é necessário ajustar o consumo dos carboidratos, das vitaminas, dos minerais, das gorduras e das fibras"

"Encontramos as proteínas nas carnes, nos laticínios como iogurtes e queijos, nas leguminosas como feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha. Além disso, também é necessário ajustar o consumo dos carboidratos, das vitaminas, dos minerais, das gorduras e das fibras"

Caroline Ribeiro

A inclusão de anabolizantes naturais na dieta pode ser usada como estratégia para potencializar o ganho de massa muscular em praticantes de atividade física e por pessoas que querem evitar o catabolismo muscular (momento quando o corpo passa a usar a massa muscular como fonte de energia). "A atividade física com a ingestão de proteínas é a estratégia mais eficiente para ganhar massa muscular, por isso, o estímulo do treino é fundamental", diz a nutricionista. 

Outros fatores importantes para mantermos o estado anabólico é dormir bem, ter uma ingestão de água adequada, diminuir o estresse e reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas. A nutricionista listou 5 alimentos para ganhar massa magra. 

  1. A Gazeta - i5q2oz6
    01

    Leguminosas

    Feijão e grão-de-bico, por exemplo, são opções proteicas de origem vegetal que contém zinco. O zinco tem um papel importante na regulação de alguns hormônios, como o GH que é hormônio do crescimento, além de ser fonte de magnésio.

  2. A Gazeta - bdagc8or11l
    02

    Salmão

    Fonte de proteína e vitamina D, nutriente necessário para absorção de cálcio e produção de testosterona. Também é fonte de magnésio, elemento essencial para o metabolismo energético e contração muscular, melhorando o desempenho no treino. 

  3. A Gazeta - icxmsh6
    03

    Peito de frango

    É um ótima opção para ganhar massa magra pela grande quantidade em proteínas e baixíssimo teor de gordura, sendo um dos principais aliados nesse processo.

  4. A Gazeta - f1zq03
    04

    Iogurte natural

    Fonte de leucina, um aminoácido importante na regulação do anabolismo, além de ser uma ótima opção proteica.

  5. A Gazeta - f8jm3xl29ur
    05

    Ovos

    Os ovos são nutritivos e podem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada.  Também são excelentes fontes de proteínas por conter aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa, além disso ele ajuda a sintetizar testosterona.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Alimentos Saúde
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível