Cinco sinais que podem indicar problemas na tireoide

A glândula é responsável por produzir e regular a secreção de hormônios importantes para o organismo. Cansaço em excesso e ganho ou perda de peso são alguns sinais

tireoide

A tireoide fica localizada na parte da frente do pescoço. Crédito: Shutterstock

A tireoide é uma glândula que muita gente não dá atenção, mas é importante para a saúde. Ela regula das batidas do coração ao humor, passando pelo intestino, peso, memória e sexo. Ela tem a forma de borboleta e fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. A endocrinologista Sabrina França, do Centrocor, explica que a glândula é responsável pela produção dos hormônios tireoidianos, hormônios importantíssimos para garantir todo o funcionamento do nosso organismo, já que todas as células do nosso corpo tem receptores para esse hormônio.

Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente e causar o hipotireoidismo. A pessoa fica muito cansada, ganha peso e tem perdas na memória. Quando os hormônios são liberados em excesso, ocorre o hipertireoidismo. O intestino fica solto, o coração dispara e ocorre perda de peso.

"Os sintomas da disfunção de tireoide são muito variados e, na maioria das vezes, inespecífico. Isto é, são sintomas que podem ocorrer em outras doenças ou outras situações. Por exemplo, no hipotireoidismo, cansaço, queda de cabelos, aumento colesterol, ganho de peso, são sintomas muito comuns. No entanto, existem muitas outras causas que podem não ser atribuídas", explica Sabrina França.

"Já no hipertireoidismo, onde existe excesso de hormônios, taquicardia e arritmia, perda de peso, nervosismo são sintomas clássicos, mas que também podem estar associados a outros problemas. Portanto, sempre que houver sintomas, é importante procurar auxílio médico para investigação do funcionamento da tireoide. Na ausência de sintomas, mas se houver história na família sobre problema de tireoide, também é interessante fazer uma investigação"

"Já no hipertireoidismo, onde existe excesso de hormônios, taquicardia e arritmia, perda de peso, nervosismo são sintomas clássicos, mas que também podem estar associados a outros problemas. Portanto, sempre que houver sintomas, é importante procurar auxílio médico para investigação do funcionamento da tireoide. Na ausência de sintomas, mas se houver história na família sobre problema de tireoide, também é interessante fazer uma investigação"

Sabrina França

MONITORAMENTO

A endocrinologista Lorena Lima Amato conta que os hormônios produzidos pela tireoide são responsáveis pela função do coração, cérebro, fígado e rins e interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

“A tireoide é importante por diversas funções vitais do nosso organismo. Por isso, deve-se fazer o check-up anualmente, quando são realizados exames clínicos e de sangue, eventualmente também sendo incluídas dosagens dos hormônios TSH e T4 livre. O médico avaliará se há indicação para ultrassonografia, exame esse que pode detectar nódulos”, diz. 

TRATAMENTO

A médica Sabrina França explica que o hipotireoidismo l, que é a falta do hormônio, é tratado por meio da reposição da levotiroxina (o próprio hormônio da tireoide) cuja dose varia de acordo com idade, peso, causa e evolução do hipotireoidismo.

"O tratamento do hipertireoidismo também vai variar de acordo com a causa. Se for um bócio difuso pode ser tratado com medicação (para inibir a produção do hormônio) ou iodo radioativo (para destruir uma parte da glândula que está funcionando em excesso). No caso de bócios nodulares ou multinodulares, o tratamento muitas vezes deve ser cirúrgico, pois muitos desses nódulos são autônomos, isto é, produzem hormônios de forma independente do controle pela hipófise (glândula)".

A médica ressalta que o importante, independente do problema que exige o tratamento, é fazer o seguimento regular com o endocrinologista, pois o problema é crônico e exige tratamento para o resto da vida na maioria das vezes.

VEJA 5 SINAIS DE QUE A TIREOIDE NÃO VAI BEM 

  1. Palpitação e perda de peso: pode se tratar de excesso de hormônio da tireoide, que acelera o metabolismo e estimula os batimentos cardíacos.

  2. “Olhos esbugalhados”: é a exoftalmia, isto é, os olhos ficam mais salientes do que o normal. Às vezes, eles ficam avermelhados e lacrimejando. É um sinal de hipertireoidismo por doenças graves e deve ser tratado com certa urgência.

  3. Cansaço e desânimo: a falta do hormônio da tireoide leva a um retardo no metabolismo e justifica esses sintomas.

  4. Alteração de humor: como os hormônios tireoidianos regulam o desenvolvimento de neurônios, é comum haver mudanças no humor. Há pessoas que apresentam irritabilidade, nervosismo e agitação. É comum que quem tenha hipertireoidismo fique mais acelerado, sinta palpitações ou tremores.

  5. Dificuldade de concentração e esquecimento: a dificuldade de concentração pode acontecer no hipotireoidismo e no hipertireoidismo, mas com mecanismos diferentes. No hipotireoidismo, os processos cerebrais ficam lentificados, a pessoa fica sonolenta e presta menos atenção e se esquece mais. No hipertireoidismo, essa agitação constante pode gerar a ansiedade, o nervosismo, a insônia e pode levar ao esquecimento e dificuldade de concentração.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível