Publicado em 2 de maio de 2025 às 08:35
Nana Caymmi morreu nesta quinta-feira (1) aos 84 anos, deixando grande legado na Música Popular Brasileira, parte dele construído ao lado de Gilberto Gil. Os dois cantores foram casados entre 1967 e 1969.
Nana e Gil se casaram em 1967, após a cantora retornar de Caracas, na Venezuela, onde morou ao lado do primeiro marido, o médico Gilberto José, com quem teve duas filhas: Stella e Denise. A cantora desquitou-se do venezuelano em 1965.
Durante o período juntos, o casal compôs "Bom Dia", música apresentada no III Festival de Música Brasileira. "A cena da mulher acordando o marido para ir trabalhar tem a ver com o fato de ela ter sido composta por mim e pela Nana Caymmi, no tempo em que estivemos casados. Era a projeção inconsciente, de uma imagem de nós dois; uma homenagem a nós dois", disse Gil no livro "Todas as Letras.
Os dois se separaram em 1969, pela impossibilidade de acompanhar o então marido com seus três filhos pequenos para seu exílio na Inglaterra, devido às pressões da Ditadura Militar. Em 1968, Gil já havia sido preso, ao lado de Caetano Veloso.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta