Publicado em 27 de julho de 2022 às 08:08
Além de admitir o receio de assumir o comando do "The Voice", a apresentadora Fátima Bernardes, de 59 anos, relatou em sua participação no "Roda Viva" (TV Cultura) como fez o estudo de grade da TV Globo há dez anos e chegou a conclusão - e convenceu a emissora carioca - de colocar o "Encontro" no lugar da "TV Globinho".>
"Eu tava com vontade de fazer alguma coisa diferente, queria ter um programa, e comecei a olhar a grade da Globo. Tinha "Globo Rural", jornal local, "Bom Dia Brasil", Ana Maria Braga [Mais Você], de repente, desenho, jornal local, "Globo Esporte" e "Jornal Hoje". Falei: "gente, esse desenho tá perdido nesse meio". Como é que a criança vai ter um sino que vai tocar: 'pessoal, 10h30, vai começar o desenho na Globo'. Algumas emissoras já tinham feito [a opção] por sair do desenho. O SBT optou em permanecer, mas desde às 7h da manhã. Falei: 'esse negócio não tá bom, não. Tem um espaço aí que dá pra encaixar'", explicou ela.>
"E comecei a ouvir que a própria TV estava com uma certa estranheza em relação a aquele horário ali. Um horário que você não anuncia e sugeri. Falei: 'vou sugerir um programa para esse horário'", disse Bernardes.>
A apresentadora contou que levou ao alto escalão da Globo uma proposta de programa que desse continuidade a linha de conteúdo de jornalismo e entretenimento para prender o público nas manhãs da emissora.>
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"[Ideia era um programa] que vinha da Ana Maria, que é entretenimento e que a gente possa levar para entregar para o jornalismo local. Então, era um programa que surgiu assim, eu pensei nesse horário e apresentei a ideia para esse horário", explicou.>
Questionada se havia estranhado em deixar o "Encontro" após dez anos, a jornalista afirmou se sentir feliz por ver uma ideia dela seguir viva mesmo sem sua presença.>
"Não, eu acho que é mais ou menos como estou vendo o meu filho construir uma carreira fora. Você fica orgulhosa de saber. Deixei um programa que tinha o meu nome. se esse programa continuar como está continuando, imagina que legal eu ter criado um formato, né? Os músicos falavam muito isso pra mim: 'poxa, é música todo dia'. Qual é o programa que tinha música todo dia? Nenhum programa", refletiu.>
Ao longo dos dez anos do "Encontro, Fátima Bernardes ouviu questionamentos sobre o fim da "TV Globinho - que era diário até 2012 e permaneceu semanal até 2015 - e explicou que o público da atração já não estava presente quando fez um estudo da grade da TV Globo.>
"Quando sugeri o horário da TV Globinho foi porque eu fiz uma análise da manhã da Globo. A gente começava com o telejornal local, para adulto, o telejornal de rede, 'Bom Dia Brasil', para adulto, o 'Mais Você', para adulto, o programa de saúde, 'Bem-Estar', para adulto. Onde você acha que estavam as crianças até essa hora? Não estavam ali né?", disse a apresentadora, em entrevista coletiva durante a "Press Award", premiação realizada nos EUA, em 2018.>
"A programação infantil, com o grande número de TV a cabo, gadgets, tablets, foi ficando muito enfraquecida. Achava que existia um buraco que poderia ser preenchido por uma programação adulta", concluiu Fátima.>
Quando Fátima Bernardes destacou que a "TV Globinho" não tinha espaço gerar lucro com anúncios, ela cita a resolução nº 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) aprovada em 2014: é proibida a veiculação de propagandas direcionadas ao público infantil em todos os meios de comunicação.>
Com isso, manter anúncios publicitários em um programa de TV voltado para crianças renderia punições às emissoras.>
Os canais não correm este risco mantendo a veiculação de propagandas durante o "Mais Você" e o "Encontro", por exemplo, por não se tratarem de atrações voltadas ao público infantil.>
Em nota enviada a reportagem, a ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens) afirma que a resolução do Conanda, que é um órgão consultivo, não proíbe publicidade infantil porque não é uma lei, mas vem sendo interpretada como tal, "o que gerou um declínio impressionante na veiculação da produção de conteúdos infantis em programas na TV aberta".>
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