Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • HZ
  • Pet
  • Vila Velha vai oferecer 4.600 castrações gratuitas de cães e gatos em 2022
Pet

Vila Velha vai oferecer 4.600 castrações gratuitas de cães e gatos em 2022

Prefeitura lançou o Programa Operacional de Controle Animal (POCA) nesta terça-feira (21). Segundo órgão, meta é ampliar o número a cada ano
Redação de A Gazeta

Publicado em 22 de Dezembro de 2021 às 09:37

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, durante lançamento do programa de castração de animais do município
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, durante lançamento do programa de castração de animais do município Crédito: Adessandro Reis/PMVV
Vila Velha lançou nesta terça-feira (21) o Programa Operacional de Controle Animal (POCA). Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o programa veio para ser referência nacional, uma vez que oferecerá 4.600 castrações gratuitas de cães e gatos em seu primeiro ano.
“Não é um projeto. O POCA é um programa que veio para ficar. Neste primeiro ano, serão 4.600 castrações/ano, mas nossa meta é aumentar a cada ano”, destacou.
Segundo o médico veterinário e coordenador do Bem-estar Animal de Vila Velha, Celso Christo, o POCA é o maior programa de controle de natalidade do Estado. "O processo se dará em duas fases: primeiro, faremos o credenciamento das clínicas e hospitais veterinários para prestação dos serviços. Após este momento, faremos o cadastramento do público que será atendido, que são os munícipes de baixa renda e os protetores de animais", detalhou.
Importante ressaltar que os animais passarão por avaliação médica veterinária pré-operatória, exames laboratoriais pré-operatórios e risco cirúrgico antes dos procedimentos finais anestésico-cirúrgicos de esterilização (conhecidos popularmente como “castração”).
Nos próximos dias, a Prefeitura de Vila Velha irá publicar os editais de chamamento público, com as Instruções Normativas que trarão os regulamentos oficiais do Programa.
“Vila Velha tem sido a cidade referência em Bem-Estar Animal no Espírito Santo e seremos, com esse trabalho intenso da nossa equipe, referência nacional. Investimento feito agora no Bem-Estar Animal que ninguém nunca fez. É prioridade de governo, está incluído no Plano Plurianual e se torna um legado nosso para o futuro da cidade”, disse o prefeito Arnaldinho Borgo durante o lançamento do programa.

VEÍCULOS CONDUZIDOS POR ANIMAIS PROIBIDOS

Durante o evento de lançamento do POCA, o Prefeito Arnaldinho Borgo também sancionou a Lei que proíbe veículos de tração animal em áreas urbanas do município. Agora fica proibido a circulação de veículos de tração animal ou a utilização de animais para condução de cargas em vias públicas urbanas e nas faixas de domínio das rodovias de Vila velha.
Nas áreas rurais, a atividade poderá ser exercida desde que os animais não apresentem sinais de maus tratos.
*Com informações da Prefeitura de Vila Velha

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Editais e Avisos - 04/05/2026
Réplica do Buda de Ibiraçu na ES Tour
Turismo no ES está entrando em uma nova era de profissionalização
Vasco, futebol de areia
Vasco estreia com goleada na Libertadores de futebol de areia, em Vila Velha

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados