Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • HZ
  • Pet
  • Vila Velha vai oferecer 4.600 castrações gratuitas de cães e gatos em 2022
Pet

Vila Velha vai oferecer 4.600 castrações gratuitas de cães e gatos em 2022

Prefeitura lançou o Programa Operacional de Controle Animal (POCA) nesta terça-feira (21). Segundo órgão, meta é ampliar o número a cada ano
Redação de A Gazeta

Publicado em 22 de Dezembro de 2021 às 09:37

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, durante lançamento do programa de castração de animais do município
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, durante lançamento do programa de castração de animais do município Crédito: Adessandro Reis/PMVV
Vila Velha lançou nesta terça-feira (21) o Programa Operacional de Controle Animal (POCA). Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o programa veio para ser referência nacional, uma vez que oferecerá 4.600 castrações gratuitas de cães e gatos em seu primeiro ano.
“Não é um projeto. O POCA é um programa que veio para ficar. Neste primeiro ano, serão 4.600 castrações/ano, mas nossa meta é aumentar a cada ano”, destacou.
Segundo o médico veterinário e coordenador do Bem-estar Animal de Vila Velha, Celso Christo, o POCA é o maior programa de controle de natalidade do Estado. "O processo se dará em duas fases: primeiro, faremos o credenciamento das clínicas e hospitais veterinários para prestação dos serviços. Após este momento, faremos o cadastramento do público que será atendido, que são os munícipes de baixa renda e os protetores de animais", detalhou.
Importante ressaltar que os animais passarão por avaliação médica veterinária pré-operatória, exames laboratoriais pré-operatórios e risco cirúrgico antes dos procedimentos finais anestésico-cirúrgicos de esterilização (conhecidos popularmente como “castração”).
Nos próximos dias, a Prefeitura de Vila Velha irá publicar os editais de chamamento público, com as Instruções Normativas que trarão os regulamentos oficiais do Programa.
“Vila Velha tem sido a cidade referência em Bem-Estar Animal no Espírito Santo e seremos, com esse trabalho intenso da nossa equipe, referência nacional. Investimento feito agora no Bem-Estar Animal que ninguém nunca fez. É prioridade de governo, está incluído no Plano Plurianual e se torna um legado nosso para o futuro da cidade”, disse o prefeito Arnaldinho Borgo durante o lançamento do programa.

VEÍCULOS CONDUZIDOS POR ANIMAIS PROIBIDOS

Durante o evento de lançamento do POCA, o Prefeito Arnaldinho Borgo também sancionou a Lei que proíbe veículos de tração animal em áreas urbanas do município. Agora fica proibido a circulação de veículos de tração animal ou a utilização de animais para condução de cargas em vias públicas urbanas e nas faixas de domínio das rodovias de Vila velha.
Nas áreas rurais, a atividade poderá ser exercida desde que os animais não apresentem sinais de maus tratos.
*Com informações da Prefeitura de Vila Velha

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Beth Dalcolmo, Nazaré Nees, Marina Monteiro, Renata Rasseli, Edilene Chieppe, Roberta Rasseli, Mariana Perini, Maria Izabel Braga Ferlin e Ana Claudia Cardozo
Confraria das Onças entra em campo para celebrar a Copa do Mundo 2026
Inteligência artificial
A nova experiência de consumo mediada por IA: como se destacar?
Família morta acidente BR101 Jaguaré Norte ES
Preso motorista que causou acidente e morte de família na BR 101 Norte

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados