• Rachel Martins

    Uma jornalista que ama os animais, assim é Rachel Martins. Não é a toa que ela adotou duas gatinhas, a Frida e a Chloé, que são as verdadeiras donas da casa. Escreve semanalmente sobre os benefícios que uma relação como essa é capaz de proporcionar

Viajar com pets ou deixá-los em hotel? Veja dicas para uma escolha segura

Publicado em 08/07/2025 às 15h00
Cachorro e gato / Viagem / Pets / Mala de viagem

Cachorro e gato / Viagem / Pets / Mala de viagem. Crédito: Kokosha Yuliya/Shutterstock

As férias escolares chegaram e muitos tutores com filhos resolvem aproveitar esse tempo para viajar. Mas e o pet da família, qual a melhor opção: levá-lo junto ou deixá-lo em um hotel especializado?

O tutor que optar por deixar o animal em um hotel deve visitar o local antes de fechar a reserva, observando limpeza, organização, segurança e qualificação da equipe.

“Verifique se o local é climatizado, possui áreas de lazer separadas por porte e comportamento, supervisão constante e profissionais treinados em comportamento animal”, explica André Faim, empresário do setor pet e cofundador da rede Lobbo Hotels.

Quem pretende levar o pet na viagem, seja na cabine ou no porão do avião, é importante “familiarizar o animal com a caixa de transporte antecipadamente, além de manter a vacinação em dia e consultar um veterinário sobre a possibilidade de uso de medicamentos calmantes são etapas necessárias”, explica Faim.

No caso de cães de grande porte, que viajam no compartimento de cargas, o empresário recomenda verificar se a área do porão é pressurizada e climatizada. “Nem todas as aeronaves oferecem essa condição e isso é muito importante, especialmente em voos longos”, alerta.

Para animais mais sensíveis, como gatos ou cães idosos, é importante buscar locais que ofereçam espaços individuais e um manejo adaptado. “A personalização do atendimento evita situações de estresse e melhora a experiência”, destaca.

A maquiadora Lara Coelho Garbossa, moradora do Espírito Santo, conta que para viajar com seus cachorros, ela faz questão de escolher sempre um hotel pet-friendly.

Antes de qualquer reserva, confirmo se o local aceita cães e se o destino é realmente interessante para eles

"Prefiro lugares em contato com a natureza, longe de ambientes agitados. E me preocupo com o bem-estar durante o trajeto: dou o remédio para enjoo recomendado e utilizo o cinto de segurança apropriado para pets. A presença deles torna a viagem muito mais especial. Assim como nós, eles têm amor pela vida e também adoram explorar novos lugares”, ressalta.

A maquiadora Lara com Maya e Caramelo em Búzios (RJ)

A maquiadora Lara com Maya e Caramelo em Búzios (RJ). Crédito: Acervo pessoal

O que observar antes de contratar um hotel para cães

  • Antes de fechar a reserva, conheça pessoalmente o local
  • Confira a rotina de higienização do local e se há protocolos regulares de desinfecção
  • Verifique se há cuidadores presentes durante todo o período de hospedagem, inclusive à noite
  • Os profissionais devem ser treinados em comportamento animal, primeiros socorros e manejo seguro
  • Verifique se o hotel promove atividades físicas e interações supervisionadas entre os animais
  • Acompanhar o pet em tempo real por câmeras traz mais segurança para o tutor  
  • Cães idosos, com restrições alimentares, em tratamento ou com histórico de ansiedade precisam de atenção diferenciada

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
cachorro Mundo Animal Pets dia Mundial do Gato
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível