• Rachel Martins

    Uma jornalista que ama os animais, assim é Rachel Martins. Não é a toa que ela adotou duas gatinhas, a Frida e a Chloé, que são as verdadeiras donas da casa. Escreve semanalmente sobre os benefícios que uma relação como essa é capaz de proporcionar

Veja 5 dicas para cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação

Publicado em 31/07/2025 às 14h30
Saúde bucal / Gato / Dente

A higiene bucal é fundamental para a saúde dos animais. Crédito: Shutterstock

Você sabia que entre os cuidados para garantir uma boa qualidade de vida aos pets, a saúde bucal também é importante? Os pets demonstram desconforto diferente de nós, humanos, porque mesmo comendo normalmente e sem aparente dor, eles podem ter alterações na boca que são prejudiciais à saúde.

O médico-veterinário Bernard Dockhorn Vicente, que atua na Pet Sorriso - Odontologia Veterinária, na Vet Saúde, explica que muitos tutores não sabem da importância da higiene bucal. “Devido a falta de informação acabam subestimando os riscos das doenças dentárias e acham difícil ou desnecessário escovar os dentes dos pets, uma atitude que pode comprometer a qualidade de vida dos animais”.

Confira as dicas para garantir a saúde bucal dos pets:

Escove os dentes do pet diariamente

A escovação é a melhor forma de prevenir o acúmulo de placa bacteriana e a sua mineralização, o famoso tártaro. Comece devagar, utilizando gaze enrolada no dedo com creme dental. Aos poucos, passe para escova de dentes (pequena/pediátrica de cerdas macias). Sangramentos gengivais são comuns, mas caso perdurem procure um médico-veterinário.

Saúde bucal / Cachorro / Dente

É importante levar seu pet ao veterinário com frequência. Crédito: Shutterstock

Faça limpezas profissionais e tratamentos odontológicos periodicamente

A visita ao médico-veterinário é necessária para um tratamento odontológico mais eficaz. A frequência depende da raça, idade e saúde bucal do pet. A limpeza ou profilaxia dentária é preventiva para evitar doenças, o tratamento periodontal é indicado para tratar infecções e inflamações.

Procure médicos-veterinários e serviços odontológicos de confiança

Muitos tutores não fazem tratamentos odontológicos nos pets por medo da anestesia geral. Os riscos existem, mas o check-up pré-cirúrgico garante mais segurança. A procura por serviços especializados é importante pois muitas doenças da cavidade oral não são visíveis a olho nu, sendo necessário uma radiografia.

Ofereça brinquedos e petiscos que auxiliam na limpeza dos dentes

Brinquedos mastigáveis, bolinhas maleáveis, cordas dentais, silicone e petiscos formulados para higiene oral ajudam a reduzir a placa e massagear as gengivas. Evite o uso de ossos, cartilagens desidratadas, madeira, nylon e materiais muito duros, que levam a desgaste e fraturas dentárias.

Fique atento a sinais de doença periodontal

Os principais sinais são: mau hálito persistente, gengiva vermelha e sangrando, dificuldade ou dor ao mastigar, utilizar somente um lado da boca ou não mastigar, preferir alimentos amolecidos ou pastosos, salivação excessiva ou presença de pus, persistência de dentes de leite após os sete meses de idade, dentes moles, caindo ou quebrados e aumentos de volume em gengiva, língua ou mucosa oral.

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
cachorro Mundo Animal Pets Gato
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível