Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Dia a dia

Jantar saudável em minutos: 3 pratos leves que você vai adorar

Descubra como preparar pratos nutritivos de forma simples e saborosa
Portal Edicase

Publicado em 26 de Janeiro de 2026 às 19:51

Ratatouille de forno simples (Imagem: Irina Burakova | Shutterstock)
Ratatouille de forno simples Crédito: Irina Burakova | Shutterstock
Nem sempre é fácil conciliar praticidade com uma refeição nutritiva e gostosa. Por isso, selecionamos três receitas que você consegue preparar em poucos minutos, usando ingredientes simples, mas cheias de sabor. São pratos leves, saborosos e perfeitos para transformar o jantar em um momento prazeroso e descomplicado. Confira!

1. Ratatouille de forno simples

Ingredientes:

  • 1 berinjela fatiada
  • 1 abobrinha fatiada
  • 1 tomate fatiado
  • 1/2 cebola fatiada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • Sal, pimenta-do-reino e ramos de alecrim a gosto

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Em um refratário, espalhe a berinjela , a abobrinha, o tomate e a cebola em camadas alternadas. Misture o azeite com o alho, sal, pimenta-do-reino e regue sobre os legumes. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 20-25 minutos. Retire o papel, polvilhe os ramos de alecrim e asse por mais 10 minutos, até os legumes ficarem macios. Sirva em seguida.
Salada de macarrão com atum
Salada de macarrão com atum Crédito:

2. Salada de macarrão com atum light

Ingredientes:

  • 200 g de fusilli (macarrão tipo parafuso)
  • 170 g de atum em conserva escorrido
  • 1/2 xícara de chá de milho-verde
  • 1 xícara de chá de floretes de brócolis cozidos
  • 10 tomates-cereja cortados ao meio
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Água para cozinhar
  • Sal, folhas de manjericão fresco e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela com água e sal, cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem e escorra. Em uma tigela grande, misture o macarrão cozido com o atum, o milho-verde, os floretes de brócolis e os tomates-cereja. Tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino e misture delicadamente para que todos os ingredientes fiquem bem distribuídos. Adicione as folhas de manjericão, reservando algumas para decorar ao redor do prato. Sirva em seguida ou leve à geladeira por alguns minutos antes de servir.

3. Abobrinha recheada com frango

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas
  • 150 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 tomate picado
  • 1 colher de chá de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Depois, em uma tábua, corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento e retire parte do miolo, formando “canoas”. Em seguida, aqueça o azeite em uma frigideira e refogue a cebola até ficar macia. Acrescente o frango desfiado e o tomate, tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture a cebolinha picada e cozinhe por 2-3 minutos, mexendo delicadamente.
Recheie as abobrinhas com essa mistura e coloque-as em um refratário. Decore com um pouco mais de cebolinha picada. Leve ao forno por 15-20 minutos, até que as abobrinhas fiquem macias. Sirva em seguida.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Coronel Caus se filia ao Podemos e será pré-candidato a deputado estadual
Imagem de destaque
Saiba os primeiros atos de Ricardo Ferraço como governador do ES
Imagem de destaque
Cris Samorini toma posse como prefeita de Vitória na segunda (6)

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados