Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Dia a dia

Almoço da semana: 5 receitas com frango leves e ricas em proteína

Aprenda a preparar opções saborosas e nutritivas com este ingrediente
Portal Edicase

Publicado em 06 de Outubro de 2025 às 13:37

Frango com legumes (Imagem: YamisHandmade | Shutterstock)
Frango com legumes Crédito: YamisHandmade | Shutterstock
O frango é um dos ingredientes mais versáteis e equilibrados quando o assunto é alimentação saudável. Rico em proteínas de alta qualidade e com baixo teor de gordura, ele combina bem com vegetais e grãos, permitindo criar pratos variados, saborosos e fáceis de preparar para o dia a dia.
Para quem busca praticidade sem abrir mão da nutrição e do sabor, vale apostar em combinações criativas e equilibradas que transformam o básico em uma refeição completa. Por isso, confira 5 receitas com frango leves e ricas em proteína para o almoço da semana!

Frango com legumes

Ingredientes:

  • 600 g de peito de frango cortado em cubos
  • 3 batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes
  • 2 cenouras cortadas em rodelas grossas
  • 8 quiabos cortados em pedaços de 3 cm
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1/2 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 1/2 xícara de chá de água quente
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Acrescente o frango e doure por cerca de 8 minutos, virando os pedaços até ficarem levemente dourados por fora. Retire e reserve. Na mesma panela, adicione a cebola e o alho. Refogue até ficarem levemente dourados e perfumados.
Volte o frango para a panela e junte as batatas e as cenouras. Misture bem e acrescente o gengibre, o sal e a pimenta-do-reino. Despeje a água quente, tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até os legumes ficarem quase macios.
Coloque o quiabo e misture delicadamente. Cozinhe por mais 8 minutos, sem mexer muito. O caldo deve reduzir levemente e engrossar naturalmente. Ajuste o sal e sirva quente.

Salada de frango com abacate e grão-de-bico

Ingredientes:

Frango
  • 2 filés de peito de frango
  • 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 1 xícara de chá de grão-de-bico cozido e escorrido
  • 1/2 abacate fatiado
  • 1 xícara de chá de folhas de alface-americana rasgadas
  • 1/2 xícara de chá de tomate-cereja cortado ao meio
  • 1 rabanete cortado em rodelas finas
  • 1 colher de chá de sementes de gergelim
Molho simples
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1/2 colher de chá de mel
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo:

Frango
Em um recipiente, tempere os filés com sal, pimenta-do-reino e azeite. Depois, aqueça uma frigideira em fogo médio-alto e grelhe o frango por cerca de 5 a 6 minutos de cada lado, até dourar bem e cozinhar por completo. Retire do fogo, espere esfriar levemente e corte em tiras. Em uma tigela grande, disponha a alface-americana como base. Acrescente o grão-de-bico, o tomate-cereja, o rabanete e o abacate fatiado. Coloque as tiras de frango grelhado por cima e polvilhe as sementes de gergelim.
Molho simples
Em um recipiente, misture todos os ingredientes do molho. Regue a salada e sirva em seguida.
Frango grelhado com lentilha (Imagem: Sergii Koval | Shutterstock)
Frango grelhado com lentilha Crédito: Sergii Koval | Shutterstock

Frango grelhado com lentilha

Ingredientes:

  • 2 filés de peito de frango
  • 1 xícara de chá de lentilha seca
  • 3 xícaras de chá de água
  • 1 tomate maduro cortado em cubos
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Pimenta-do-reino moída a gosto
  • Coentro picado para finalizar

Modo de preparo:

Lave bem a lentilha e coloque-a em uma panela média com a água. Leve ao fogo alto e, quando começar a ferver, reduza para fogo médio. Cozinhe por cerca de 20 a 25 minutos, até que fique macia, mas sem desmanchar. Escorra o excesso de água, se necessário, e reserve. Depois, tempere, em um recipiente, os filés com sal e pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira ou grelha em fogo médio-alto, adicione o azeite e grelhe os filés por 5 a 6 minutos de cada lado, até ficarem dourados por fora e suculentos por dentro. Corte em tiras médias.
Após, em uma frigideira grande, aqueça um fio de azeite e refogue o alho rapidamente. Junte o tomate e a lentilha cozida, misturando bem por 2 a 3 minutos apenas para aquecer. Ajuste o sal e desligue o fogo. Coloque a lentilha refogada em um prato grande, distribua as tiras de frango grelhado por cima e finalize com o coentro. Sirva imediatamente.

Peito de frango com purê de batata-doce

Ingredientes:

Frango
  • 2 peitos de frango sem pele
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 1 colher de chá de páprica doce
Purê de batata-doce
  • 500 g de batata-doce descascada e cortada em pedaços
  • 2 colheres de sopa de leite quente
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Sal e noz-moscada em pó a gosto
  • Água para cozinhar

Modo de preparo:

Purê de batata-doce
Coloque os pedaços de batata-doce em uma panela com água suficiente para cobrir. Leve ao fogo médio e cozinhe por cerca de 20 minutos, até ficarem bem macios. Escorra e reserve. Depois, em uma tigela, amasse a batata-doce ainda quente com um garfo ou espremedor. Acrescente o azeite e o leite quente, misturando até obter uma textura cremosa. Tempere com sal e noz-moscada. Reserve aquecido.
Frango
Em um recipiente, tempere os peitos de frango com o suco de limão, o alho, a páprica, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe descansar por 10 minutos. Depois, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto e adicione o azeite. Grelhe os peitos de frango por 5 a 7 minutos de cada lado, até dourarem e ficarem cozidos por dentro. Sirva uma porção generosa do purê no prato e acomode o peito de frango ao lado.

Salada de frango com frutas e queijo

Ingredientes:

  • 2 filés de peito de frango
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 2 pêssegos maduros cortados em fatias finas
  • 1/2 xícara de chá de mirtilo fresco
  • 2 xícaras de chá de folhas de rúcula
  • 100 g de queijo feta esfarelado
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de vinagre balsâmico

Modo de preparo:

Em um recipiente, tempere os filés com sal, pimenta-do-reino e metade do azeite. Depois, aqueça uma frigideira ou grelha em fogo médio-alto e doure os filés por 5 a 6 minutos de cada lado, até ficarem bem grelhados e suculentos. Retire do fogo e corte em fatias médias.
Em um prato grande, distribua a rúcula como base. Arrume as fatias de pêssego e os mirtilos sobre as folhas, intercalando as cores. Disponha as fatias de frango grelhado no centro e espalhe o queijo feta esfarelado por cima. Misture o suco de limão, o mel, o restante do azeite e o vinagre balsâmico em um recipiente. Regue a salada com o molho e sirva imediatamente.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Enem 2026: 7 dicas essenciais para conquistar nota mil na redação
Penha Lins comprando produtos para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo Fifa
Quanto custa torcer pelo Brasil na Copa? Preço de itens varia até 166% no ES
Mulher em tratamento de leucemia
Como identificar a leucemia? Entenda os principais sinais de alerta

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados