Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 08:56
A Netflix anunciou nesta terça-feira que vai passar a divulgar mais dados de audiência dos filmes e séries disponíveis na plataforma. Duas vezes ao ano, o gigante do streaming publicará a quantidade de horas vistas para cada conteúdo num determinado semestre, o que ajudará público, mercado e imprensa a medir o sucesso ou fracasso de uma obra.>
Tomada no rescaldo da greve de atores e roteiristas de Hollywood, que entre suas críticas fazia um ponto contundente contra a falta de transparência no streaming, a decisão também dará mais clareza para criadores e produtores, que já foram a público reclamar de cancelamentos de séries, por exemplo, sem que a eles fossem apresentados dados de audiência como justificativa.>
Ted Sarandos, um dos CEOs da Netflix, e Lauren Smith, vice-presidente de estratégia e análise da empresa, comandaram o evento virtual, ressaltando que "administram o negócio tentando sempre agradar aos membros" da plataforma. "Não ter dados de forma transparente gerava uma falta de confiança entre criadores e produtores", disse ainda Sarandos.>
Chamado "O que Nós Assistimos: Um Relatório de Engajamento da Netflix", o levantamento será publicado a cada seis meses e vai compilar, além da quantidade de horas vistas por filme ou série, dados sobre data e território em que cada lançamento foi disponibilizado. As informações, consideradas básicas, não estavam disponíveis até então.>
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Vale dizer que só entrarão no relatório os títulos que atingirem ao menos 50 mil horas vistas globalmente. De acordo com a Netflix, isso equivale, no primeiro levantamento feito, a cerca de 18 mil produções e 99% de todas as visualizações dentro da plataforma.>
O mais próximo que a plataforma tinha de um relatório de audiência eram suas listas de mais vistos. Agora, dados utilizados internamente e até então indisponíveis por serem considerados estratégicos virão a público pela primeira vez.>
Entre os novos dados já divulgados está a porcentagem que os assinantes dedicam a conteúdos próprios da Netflix contra conteúdos licenciados, produzidos por terceiros -55% contra 45%. Também foi tornado público que 30% das visualizações no primeiro semestre deste ano foram para conteúdos em língua não inglesa.>
Na liderança do ranking referente ao primeiro semestre de 2023, entre janeiro e junho, está a primeira temporada de "O Agente Noturno", com 812.100.000 de horas vistas. Depois, aparecem a segunda temporada de "Ginny e Georgia", com 665.100.000; "A Lição", com 622.800.000; "Wandinha", com 507.700.000, e "Rainha Charlotte", com 503.000.000.>
O primeiro brasileiro a aparecer é "Cidade Invisível", que em sua segunda leva de episódios, lançada em março, angariou 29.800.000 de horas vistas globalmente.>
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