Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • HZ
  • Cultura
  • 'Torto Arado', de Itamar Vieira Junior, é indicado ao International Booker Prize
Literatura

'Torto Arado', de Itamar Vieira Junior, é indicado ao International Booker Prize

Prêmio reconhece obras estrangeiras traduzidas e publicadas no Reino Unido ou Irlanda; vencedor recebe £ 50 mil, divididos igualmente entre o autor e o tradutor
Agência Estado

Publicado em 11 de Março de 2024 às 14:18

'Torto Arado', de Itamar Vieira Junior, foi indicado ao International Booker Prize.
'Torto Arado', de Itamar Vieira Junior, foi indicado ao International Booker Prize. Crédito: Todavia/Dvulgação e Adenor Gondim/Divulgação
O livro Torto Arado, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, é um dos semifinalistas do International Booker Prize, um dos mais prestigiados prêmios literários do mundo. A obra foi publicada em inglês sob o título Crooked Plow, com tradução de Johnny Lorenz.
A premiação reconhece obras de língua não inglesa que foram traduzidas e publicadas no Reino Unido e/ou na Irlanda. O vencedor recebe £ 50 mil (R$ 320,3 mil, na cotação atual), divididos igualmente entre o autor e o tradutor. Os autores e tradutores indicados ao prêmio também recebem £2,5 mil cada (R$ 16 mil).
Torto Arado é o único livro originalmente escrito em português entre os indicados. Os jurados afirmaram que a obra conta "uma história dolorosa, mas terna, das origens da violência, de como passamos nossas vidas tentando fazer com que floresçam amor e carinho, e da linguagem e do silêncio de que precisamos para alimentar nosso cuidado".

Indicados ao International Booker Prize

O romance, que foi vencedor do Prêmio Jabuti, do Prêmio Oceanos e do Prêmio Leya, concorre com outros 12 livros. Veja a lista:
  • The Silver Bone, de Andrey Kurkov, traduzido por Boris Dralyuk
  • Simpatía, de Rodrigo Blanco Calderón, traduzido por Noel Hernández González e Daniel Hahn
  • Not a River, de Selva Almada, traduzido por Annie McDermott
  • Undiscovered, de Gabriela Wiener, traduzido por Julia Sanches
  • White Nights, de Urszula Honek, traduzido por Kate Webster
  • Mater 2-10, de Hwang Sok-yong, traduzido por Sora Kim-Russell e Youngjae Josephine Bae
  • What I’d Rather Not Think About, de Jente Posthuma, traduzido por Sarah Timmer Harvey
  • Crooked Plow (Torto Arado), de Itamar Viera Junior, traduzido por Johnny Lorenz
  • The House on Via Gemito, de Domenico Starnone, traduzido por Oonagh Stransky
  • Lost on Me, de Veronica Raimo, traduzido por Leah Janeczko
  • A Dictator Calls, de Ismail Kadare, traduzido por John Hodgson
  • Kairos, de Jenny Erpenbeck, traduzido por Michael Hofmann
  • The Details, de Ia Genberg, traduzido por Kira Josefsson
Dentre estes, seis finalistas serão anunciados no dia 9 de abril. Já o livro vencedor será revelado no 21 de maio, em uma cerimônia com transmissão ao vivo.
O júri, composto pela radialista e jornalista Eleanor Wachtel, como presidente, a poeta Natalie Diaz; o romancista Romesh Gunesekera; o artista visual William Kentridge; e o escritor, editor e tradutor Aaron Robertson, escolheu os semifinalistas de uma seleção de 149 livros.

Sobre o que é Torto Arado?

Itamar Viera Junior nasceu em Salvador, em 1979. Publicou dois livros, Dias (2012) e A Oração do Carrasco (2017), antes de Torto Arado, seu maior sucesso, revelado pelo Prêmio Leya 2018, de Portugal.
A trama, ambientada no sertão da Bahia, conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia. Ainda crianças, elas encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente e a vida das duas fica para sempre interligada, a ponto de uma precisar ser a voz da outra.
Depois de Torto Arado, Itamar ainda lançou Doramar ou A Odisseia: Histórias e Salvar o Fogo.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Radar móvel será usado em ação educativa com bikes elétricas em Vitória
Imagem de destaque
Escape de urina ao correr ou pular não é normal e também afeta mulheres jovens. Entenda
Trio é flagrado andando em bike elétrica por ruas de Aracruz
Três adolescentes são flagrados na mesma bike elétrica em Aracruz

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados