Redes Sociais

Nome de bairro e casamenteiro: conheça a história de Santo Antônio

Rodeado de orações, simpatias e tradições, o santo é uma das figuras mais queridas do calendário religioso - e ainda dá uma forcinha no amor

Julia Galter

Estagiária / [email protected]

Publicado em 13 de junho de 2025 às 12:00

Santo Antônio é popularmente chamado de santo casamenteiro
Santo Antônio é popularmente chamado de santo casamenteiro Crédito: Shutterstock

Se ontem foi comemorado o Dia dos Namorados, hoje, 13 de junho, celebra-se o dia de Santo Antônio, figura religiosa cercada de tradições que é conhecida, inclusive, como santo casamenteiro. E que dá nome até a um bairro da nossa capital.

Considerado um dos padroeiros da cidade de Vitória junto a Nossa Senhora da Vitória, Santo Antônio já deu até nome à capital, na chegada dos colonizadores. Neste ano, a tradicional “trezena”, que acontece nos 13 dias que antecedem a festa católica, completou 40 anos, provando que a devoção continua firme entre os capixabas.

E de onde vem a fama de unir casais? A tradição surge quando Santo Antônio abençoa uma jovem que não conseguia realizar seu casamento por questões financeiras. Na ocasião, o então Frei Antônio pediu que a moça confiasse, e dias depois, tudo que ela precisava lhe foi concedido.

Santo Antônio é ainda patrono das mulheres estéreis, dos pobres, dos viajantes, dos pedreiros, dos padeiros e outros. Papa Leão XIII o intitulou, inclusive, de “O Santo de todo o mundo”.

Basílica de Santo Antônio, em Vitória
Basílica de Santo Antônio, em Vitória Crédito: Carlos Alberto Silva

Simpatias 

Nessa época do ano, as redes sociais são invadidas por memes e brincadeiras vindas de quem deseja fortemente encontrar um amor. Pode se dizer que Santo Antônio é o cupido mais famoso do Brasil.

É comum ainda encontrar fiéis que utilizam de simpatias para pedir intercessão do santo casamenteiro. Colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça pra baixo até o pedido ser atendido, por exemplo, é uma das atitudes mais comuns.

E não pode faltar o pão! No dia 13, é comum que os fiéis levem o pãozinho de Santo Antônio para casa e guardem na bolsa ou junto aos mantimentos, acreditando que ele traz prosperidade e proteção contra a fome.

Amarrar fitas ao redor dele pedindo um casamento ou fazer orações e promessas em troca de um amor são outras simpatias que já se misturaram com a cultura popular.

Basílica de Santo Antônio

Com nome de santo, Santo Antônio é o bairro mais antigo de Vitória e foi descoberto por portugueses que haviam acabado de descobrir Vila Velha e exploravam novas regiões. A data? 13 de junho de 1935. Por isso ganhou esse nome.

Vitória poderá ter Réveillon na orla de São Pedro e em Santo Antônio neste ano
Região de Santo Antônio vista do alto Crédito: Felipe Mota/Fly Now

Nesta sexta-feira (13), acontecem diversas missas na Basílica de Santo Antônio, um dos principais cartões portais do município. Haverá ainda barraquinhas com comidas típicas, lojinhas e muito mais. Endereço: Rua Ludovíco Pavoni, s/n - Santo Antônio, Vitória.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação