Conheça 'Um Defeito de Cor', livro mais vendido na Amazon com enredo da Portela

O desfile da Portela, nesta segunda na Marquês de Sapucaí, despertou o interesse do grande público pelo livro de 968 páginas

Conheça 'Um Defeito de Cor', livro mais vendido na Amazon com enredo da Portela

'Um Defeito de Cor' foi enredo da Portela. Crédito: Reuters/Folhapress

Tema do enredo deste ano da Portela, o livro "Um Defeito de Cor", lançado em 2006 pela escritora mineira Ana Maria Gonçalves, alcançou, nas últimas 24 horas, o topo da lista dos mais vendidos da Amazon. O romance, que é referência nos estudos sobre a ancestralidade africana e a questão racial no país, está indo para a sua 30ª edição.

O desfile da Portela, que ocorreu nesta segunda-feira (12) na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, despertou o interesse do grande público pelo livro de 968 páginas. Fruto de uma intensa pesquisa da escritora, o romance conta a história de Kehinde, uma mulher negra que, quando criança, é sequestrada no Reino de Daomé, atual Benin, e trazida, escravizada, para a Ilha de Itaparica, na Bahia.

Na trama, Kehinde repassa toda a sua vida, do período em que foi escravizada até a sua alforria. A personagem foi inspirada em Luísa Mahin, suposta mãe do jornalista e advogado abolicionista Luiz Gama. Mahin teria participado da Revolta dos Malês, movimento ocorrido ainda no Brasil Império e que foi considerado o maior levante de escravizados da história do país.

Já o enredo da Portela, idealizado pelos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, põe o romance na avenida a partir de uma carta de Luiz Gama deixada para a sua mãe. Participaram do desfile o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o ator Lázaro Ramos.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Amazon Carnaval Carnaval do Rio
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível