Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • HZ
  • Cultura
  • CineMarias divulga filmes selecionados e banda Metá Metá como atração principal
Cinema

CineMarias divulga filmes selecionados e banda Metá Metá como atração principal

As obras irão compor as Mostras Competitivas Nacional e Capixaba com premiação em dinheiro para Melhor Filme e Melhor Direção de 2024
Aline Almeida

Publicado em 13 de Agosto de 2024 às 09:48

Banda Metá Metá é atração principal do CineMarias 2024
Banda Metá Metá é atração principal do CineMarias 2024 Crédito: Divulgação / Fernando Eduardo
A Mostra CineMarias retorna para sua 3ª edição, que ocorrere entre os dias 19 e 21 de setembro no Cine Metrópolis, na UFES, em Vitória (ES). O evento já tem uma das suas principais atrações confirmadas: a banda paulistana Metá Metá. Além disso, os amantes da sétima arte já podem conferir a lista dos filmes selecionados para as Mostras Competitivas Nacional e Capixaba.
Neste ano, as inscrições superaram as expectativas, com 400 produções submetidas por identidades femininas e não bináries de todo o Brasil. Após uma criteriosa seleção, 12 filmes foram escolhidos, sendo seis para a Mostra Competitiva Nacional e seis para a Capixaba. Essas obras, que refletem a diversidade e o talento de cineastas de várias regiões do país, disputarão os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção em ambas as categorias, com um total de R$ 8 mil em premiações.
A temática deste ano, "Poéticas do Fim do Mundo", propõe uma reflexão sobre novas possibilidades de futuro que dialoguem com a justiça ambiental e os direitos humanos. A Mostra busca promover o debate sobre como fortalecer as vozes das múltiplas identidades e enfrentar o esvaziamento do debate público, causado pela indústria do entretenimento e fake news.
"Através de debates, painéis, filmes e ações formativas gratuitas, buscamos amplificar o pensamento crítico e garantir narrativas essenciais sobre desigualdades e violências de gênero, raça, meio ambiente, economia e saúde pública", afirma Luana Laux, diretora de programação.
Com mais de 30 horas de atividades, incluindo workshops, masterclasses, bate-papos, painéis e shows, o evento promete uma experiência rica e diversificada. A banda de jazz Metá Metá, formada por Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França, explora uma fusão de música brasileira, africana, latina, free jazz e punk rock, e também participará de uma roda de conversa. Entre seus álbuns de destaque estão MetaL MetaL (2012) e MM3 (2016), este último vencedor do prêmio APCA de melhor disco do ano.
Filme Deusa Menina, dirigido por Juane Vaillant, foi um dos selecionados para o CineMarias 2024
Filme Deusa Menina, dirigido por Juane Vaillant, foi um dos selecionados para o CineMarias 2024 Crédito: Divulgação

FILMES SELECIONADOS

Mostra Competitiva Capixaba

  • Prólogo (Direção: Natália Dornelas | Vitória, ES | Experimental | 4 min | 2023)
  • Deusa Menina (Direção: Juane Vaillant | Vitória, ES | Ficção | 18 min 22” | 2024)
  • Dias de pouco pão e zero sonho (Direção: Sáskia Sá | Vitória, ES | Ficção/Fantasia | 17 min | 2024)
  • Mulheres Maratimbas (Direção: Thais Helena Leite | Guarapari, ES | Documentário | 14 min 51” | 2024)
  • Aquilo que vem do começo do mundo (Direção: Beatriz Lindenberg | Vitória, ES | Documentário | 18 min | 2023)
  • Inexorável (Direção: Aline Galini | Vila Velha, ES | Ficção | 18 min | 2023)

Mostra Competitiva Nacional

  • Cabana (Direção: Adriana de Faria | Belém, PA | Ficção | 14 min | 2023)
  • Lamento às águas (Direção: Vilma Carla Martins | Salvador, BA | Experimental | 9 min | 2023)
  • Abodô (Direção: Bruna Leite e Cecília da Fonte | Recife, PE | Ficção | 18 min | 2023)
  • Quarta de Amalá (Direção: Andyara Miranda | Brasília, DF | Ficção | 16 min | 2024)
  • Onde está Mymye Mastroiagnne? (Direção: biarritzzz | Recife, PE | Híbrido | 16’30” | 2023)
  • Dalva da Rua Sete (Direção: Gab Lourenzato e Nanda Ferreira | São Paulo, SP | Ficção | 15 min | 2024)

SERVIÇO - CineMarias 2024

  • Data: 19 a 21 de setembro
  • Local: Cine Metrópolis (UFES), Vitória, ES
  • Mostras Competitivas: Nacional e Capixaba (Curtas-metragens de até 25 minutos)
  • Premiações: Melhor Filme e Melhor Direção em ambas as categorias

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Tânia Maria vence prêmio internacional de melhor atriz coadjuvante
Após sucesso em 'O Agente Secreto', Tânia Maria volta a vender tapetes
Justiça Eleitoral comunicou a Câmara sobre confirmação de perda de direitos políticos pelo parlamentar, após processo transitar em julgado
Vereador de Ibatiba perde mandato após condenação por violência doméstica
Imagem de destaque
Imposto bilionário, prisão e briga familiar: os dramas por trás da sucessão na Samsung

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados