Publicado em 6 de fevereiro de 2023 às 16:16
- Atualizado há 3 anos
Casas automatizadas e assistentes de voz não são mais apenas itens de filmes de ficção científica. Eles agora fazem parte do dia a dia das pessoas que têm procurado, cada vez mais, por praticidade nos empreendimentos lançados pelo mercado imobiliário. De olho nessas demandas, muitas construtoras têm se dedicado a desenvolver ferramentas diferenciadas a fim de, não apenas deixar as residências mais tecnológicas, como também mais econômicas e funcionais. >
Placas fotovoltaicas, pontos de abastecimentos para carros elétricos e a reutilização da água da chuva para áreas comuns nos condomínios são alguns dos exemplos citados pelo vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Leandro Lorenzon, como os serviços mais populares nos novos empreendimentos do mercado. >
O resultado são novos produtos com maior responsabilidade ambiental e busca por inovação tecnológica. Afinal, as atualizações do setor têm sido cada vez mais dinâmicas, principalmente, em um cenário pós-pandemia, em que a relação indivíduo x casa aumentou significativamente. >
“Por uma questão de redução de custos, novos prédios não contam mais com porteiros, o que afeta diretamente o recebimento de mercadorias, por exemplo. Por isso, os armários inteligentes têm ganhado espaço, onde o entregador recebe um comprovante e, por meio da internet, o morador recebe uma mensagem em que a entrega já chegou ao seu destino, acompanhada de um código para a retirada no produto ao final do dia”, explica. >
>
Mas não para por aí. Quando o assunto é economia de energia, até os elevadores ganharam novas tecnologias para atender aos projetos residenciais, assim como solucionar a manutenção a partir da digitalização dos processos. >
O objetivo, segundo o gestor de obras novas da filial capixaba da TK Elevator, Alexandre Vareira, é reduzir o máximo de tempo em que ele fica parado por problemas técnicos e, consequentemente, economizar nas contas de energia do condomínio ao final do mês. >
“Desenvolvemos uma solução denominada MAX, que se baseia no conceito de manutenção preditiva e que está atrelada à aplicação de internet das coisas, big data, inteligência artificial e machine learning. Quando algo não está funcionando como deveria, o MAX identifica o problema antes que alguém perceba e já emite uma solicitação de ordem de serviço corretiva, para que um técnico vá até aquele condomínio efetuar a manutenção”, afirma Vareira. >
Também é possível programar os elevadores para atender andares específicos quando houver um evento, bem como nos horários de maior tráfego, quando o fluxo de pessoas em determinado período aumenta. >
Tudo isso, pensando na praticidade da vida do condômino, que não precisa mais se preocupar com problemas de manutenção dos serviços e manter a funcionalidade de atividades diárias dentro do empreendimento. >
Isso fica ainda mais evidente quando falamos dos serviços de concierge digital. O aplicativo apepê (escrito em minúsculas mesmo), por exemplo, tem como foco facilitar essas necessidades entre os residentes e o condomínio. >
“Bem semelhante ao de pedir uma refeição por aplicativo, nós ressignificamos a experiência de viver e morar. Com um ecossistema de serviços que conta com a expertise de empresas muito bem preparadas para gerir especificamente cada um dos serviços disponíveis”, destaca o CEO da empresa, Carlos Castro.>
Além do serviço de armário inteligente, já citado no início da matéria, o empresário destaca que o aplicativo permite avisar a visita de um familiar, amigo ou prestador de serviço e cadastrar os dados dos visitantes autorizados para a portaria. Assim como pode ser utilizado para reservar as áreas comuns, respeitando todas as regras definidas pelo condomínio. >
Ou seja, independentemente do projeto, o futuro chegou e conviver com tecnologia já é uma realidade, tanto no universo on-line, quanto dentro da sua casa. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta