> >
Richarlison busca espantar maldição da camisa 9 em estreia na Copa do Mundo

Richarlison busca espantar maldição da camisa 9 em estreia na Copa do Mundo

Últimos atacantes da Seleção tiveram desempenho abaixo do esperado em Copas, o que aumenta a pressão sobre o capixaba no Catar

Publicado em 24 de novembro de 2022 às 07:00

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
O jogador Richarlison, da Seleção Brasileira, durante coletiva realizada no   estádio Grand Hamad, em Doha, no Catar, nesta segunda-feira, 21 de novembro de   2022. O Brasil fará sua estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia, na próxima   quinta-feira, dia 24 de novembro.
Richarlison será o responsável por vestir a camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo. (ANDRE PENNER / AP)
Breno Coelho
Estagiário / [email protected]

A camisa da Seleção Brasileira é a mais pesada do mundo. Com cinco títulos, o Brasil é o maior vencedor da Copa do Mundo, sendo a única pentacampeã. Ao longo dos anos, grandes atacantes representaram o Brasil, como Romário, Garrincha, Pelé e outros. No entanto, aquele que mais marcou a camisa 9 foi Ronaldo. Número que no Catar foi herdado por um capixaba: Richarlison.

Caberá a ele acabar com uma maldição que persegue quem veste a 9 em Copas desde que o Fenômeno deixou a amarelinha. O primeiro desafio será nesta quinta-feira (24), contra a Sérvia, às 16 horas (de Brasília). Será a estreia do Brasil no Catar. Apesar de a escalação não ter sido confirmada por Tite, o jogo deve marcar a estreia do capixaba em uma Copa do Mundo.

Ronaldo saiu da Seleção com 15 gols em 19 jogos de Copa do Mundo, além de dois títulos, em 1994 e 2002. Por um bom tempo, o torcedor brasileiro não se preocupava com quem seria o atacante do Brasil, pois sabia que podia confiar em seu goleador. O patamar atingiu pelo Fenômeno trouxe muitas alegrias, mas também subiu o nível de exigência para quem o sucedeu.

A última Copa que o atacante disputou foi em 2006. Desde então, a seleção canarinho teve três “camisas 9” em Mundiais: Luis Fabiano, Fred e Gabriel Jesus. Todos decepcionaram em suas participações de alguma forma: Luis Fabiano marcou apenas três gols em 2010; Fred balançou as redes apenas uma vez em 2014 e chegou a ganhar o apelido de "Cone" na ocasião; Gabriel Jesus foi ainda pior e passou em branco em 2018.

Esse ano, Richarlison tem a responsabilidade de resgatar a mística da camisa 9, marcando gols e sendo decisivo. Em entrevista coletiva realizada no Catar, o atacante falou sobre ser a esperança de gol da equipe.

Aspas de citação

Quando você veste a camisa 9, a primeira coisa que vem na cabeça é fazer gols. Eu tenho muitos gols com a camisa da Seleção jogando como 9. E com esses companheiros que tenho no ataque, creio que os gols vão sair naturalmente. Essa cobrança é normal. Acontece aqui, no meu clube, então levo isso de forma natural. Faço muitos gols com a camisa da Seleção e aqui (Copa do Mundo) não vai ser diferente

Richarlison
Atacante da Seleção Brasileira
Aspas de citação

Richarlison já marcou 17 gols pela Seleção, jogando pelos lados ou de centroavante. Na Copa, Tite deve utilizar o Pombo mais centralizado, na referência do ataque. “Esse sempre foi meu sonho e esse momento chegou. O professor Tite confia em mim e eu agradeço a ele por essa confiança de me dar a camisa 9. Ele sabe que eu faço bastante gol. É uma camisa muito pesada, é a que tem mais gols em Copas, e eu espero aumentar essa marca”, comentou o atacante, que deve começar a competição como titular.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais