Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Futebol
  • Botafogo tropeça no Vitória-BA e vê o Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão
Novo vacilo

Botafogo tropeça no Vitória-BA e vê o Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão

Com o empate no Nilton Santos e a vitória do Verdão, ambos os times chegaram aos 70 pontos, mas os paulistas levam vantagem no número de vitórias

Publicado em 23 de Novembro de 2024 às 21:57

Agência Estado

Publicado em 

23 nov 2024 às 21:57
Botafogo amarga mais um jogo sem vencer e perde a liderança do Brasileirão
Botafogo amarga mais um jogo sem vencer e perde a liderança do Brasileirão Crédito: Vitor Silva/Botafogo
O fantasma de 2023 voltou a assombrar o Botafogo. No seu terceiro tropeço seguido, o time carioca abusou do jogo aéreo, sentiu a ausência de Luis Henrique e sucumbiu no estádio Nilton Santos, ao ficar no empate com o Vitória, por 1 a 1, neste sábado (23). Aliado ao resultado, viu o Palmeiras vencer e rebaixar o Atlético-GO, por 1 a 0, e assumir a liderança do Campeonato Brasileiro na 35ª rodada.
Com o empate, o Botafogo chegou aos mesmos 70 pontos do Palmeiras, porém o time paulista tem uma vitória a mais nos critérios de desempate (21 a 20). Os times se enfrentam na terça-feira (26), no Allianz Parque, numa espécie de final antecipada da competição. Lembrando que no próximo sábado (30), o Botafogo tem outra decisão, a da Libertadores, contra o Atlético-MG, na Argentina.
Já o Vitória praticamente selou sua permanência na elite do futebol brasileiro em 2025. Com os três pontos na bagagem, chegou a 44 pontos e subiu para o nono lugar, flertando com uma vaga no G-7 - a distância é de três pontos para o Cruzeiro, que ainda joga na rodada.

O Jogo

Apesar de todo o clima criado pela torcida, quem começou melhor a partida foi o Vitória. Aproveitando os espaços, conseguia encaixar bons ataques, principalmente pelos lados do campo. Com um minuto, Willian Oliveira recebeu na área e tirou tinta da trave. Sentindo a ausência de Luis Henrique, o Botafogo não conseguia encontrar espaço para finalizar e acabou sendo castigado com 20 minutos. Após cruzamento, Bastos cortou parcialmente e Alejandro pegou a sobra e bateu firme cruzado para marcar.
O panorama dos últimos jogos do time de Artur Jorge começou a se repetir. Com posse de bola e presença ofensiva, faltava repertório para criar chances claras de gol. Com o passar do tempo, a pressão foi aumentando e a organização ofensiva botafoguense foi se esvaziando, abusando do jogo aéreo, com o Vitória, com uma linha de três, vencendo todas pelo alto. Após o apito final, o time deixou o campo bastante vaiado, ainda mais com a vitória parcial do Palmeiras.
Na segunda etapa, o Botafogo mudou a postura e com a entrada de Tiquinho Soares ganhou mais repertório no ataque. Conquistando espaço, o time empilhava finalizações a gol e obrigou o goleiro adversário a trabalhar. Tiquinho Soares e Igor Jesus eram os jogadores com os pés mais calibrados. Mesmo com a pressão, o Vitória se sobressaia na defesa. Das poucas vezes que a bola ficou viva na área, a defesa afastava a tempo da finalização ou bloqueava na hora certa.
Com pouca articulação no meio de campo, o time da casa voltou a abusar do jogo aéreo, sem sucesso. De tanto insistir, a sorte apareceu para o lado botafoguense. Após cruzamento de Matheus Martins, Tiquinho desviou e Wagner Leonardo acabou marcando contra aos 42. O que se viu depois foi uma total blitz do Botafogo. Tiquinho Soares por pouco não pegou o rebote na área. Desesperado e pilhado, se limitou aos cruzamentos até o apito final e ainda viu Tiquinho Soares ser expulso por reclamação.
O próximo jogo do Botafogo é justamente contra o Palmeiras, na terça-feira, às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo (SP). O Vitória atua no próximo domingo, às 18h30, contra o Fortaleza, no estádio Barradão, em Salvador (BA).
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Grupo de alunos teve a oportunidade de fazer um voo até Guarapari
Alunos da rede pública voam de avião pela 1ª vez em aula no Aeroporto de Vitória
Flávio Bolsonaro foi para os Estados Unidos depois de perder as eleições
Veja linha do tempo: da fuga de Flávio até a divulgação da carta golpista
Sede da Apex Empresarial, em Vitória
Apex pede exclusão de mais de 50 empresas em processo de recuperação judicial

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.