Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Famosos do ES são usados em armadilha para clonar WhatsApp
Renata Rasseli

Famosos do ES são usados em armadilha para clonar WhatsApp

No Golpe da Festa, hackers convidam contatos de famosos para confirmar presença em evento e, com isso, invadem a conta do zap

Publicado em 05 de Fevereiro de 2020 às 16:01

Públicado em 

05 fev 2020 às 16:01
Renata Rasseli

Colunista

Renata Rasseli

A jornalista Veruska Seibel Boechat Crédito: Reprodução/Instagram @doceveruska
Um novo golpe de WhatsApp atinge usuários do aplicativo no Espírito Santo: o "Golpe da Festa". O nome foi dado porque normalmente os hackers justificam o contato dizendo que precisam confirmar a presença do alvo escolhido em alguma celebração, jantar ou algo do gênero, para o qual está sendo oferecido um convite ou promoção especial.  Nessa estratégia, os golpistas não utilizam nenhuma  técnica de invasão digital. A manobra emprega a denominada engenharia social, pois faz a vítima entregar voluntariamente os dados que permitirão o roubo de sua conta, pedindo que a vítima confirme a presença por meio de  um link e, com isso, o golpista invade a conta. 
Nesta semana, famosos do Estado como a jornalista capixaba Veruska Seibel, viúva de Ricardo Boechat, e o médico Paulo Lessa,  tiveram seu nome utilizado no golpe.  Recentemente, Erick Jacquin e Preta Gil tiveram seus nomes em convites de golpistas para jantar no novo restaurante do chef e para comparecer no show da cantora. 

VÍTIMAS

Várias pessoas que fazem parte da lista de contatos de Veruska e Paulo  receberam telefonemas de golpistas. E a jornalista e o médico foram às redes sociais para alertar seus contatos sobre o golpe. 
Mensagem de alerta do Dr. Paulo Lessa Crédito: Reprodução/ Instagram//@drpaulolessa

RR NA BERLINDA DO GOLPE

Esta colunista foi um dos contatos que recebeu o telefonema de golpista usando o nome de Veruska. 
"Resolvi checar o convite direto com a Veruska e descobri que era golpe."
Renata Rasseli - Jornalista e colunista de A Gazeta

COMO NÃO CAIR NO GOLPE

No quadro "CBN e a Tecnologia" desta quarta-feira (5), comentarista Gilberto Sudré falou sobre os novos golpes do Whatsapp e de como se proteger das recentes armadilhas para sequestrar contas do aplicativo. Confira o comentário: 
Quadro CBN e Tecnologia, com Gilberto Sudré

Renata Rasseli

A jornalista Renata Rasseli cobre os eventos sociais, culturais e empresariais mais importantes do Estado. Sua marca é aliar notícias a tendências de moda, luxo, turismo e estilo de vida

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Como um brasileiro buscou apoio de Thomas Jefferson, autor da independência americana, para separar o Brasil de Portugal
Fernando Tatagiba
Parte 2: para o aniversário de morte de Fernando Tatagiba
Presídio
Quanto custa manter cada preso do sistema carcerário do ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados