> >
ES terá Centro de Desenvolvimento do Futebol em parceria com a CBF

ES terá Centro de Desenvolvimento do Futebol em parceria com a CBF

Construção, que faz parte do legado da Copa do Mundo de 2014, será realizada na Serra e tem previsão de finalização para o segundo semestre de 2022

Publicado em 22 de novembro de 2021 às 19:05

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Imagem do projeto do Centro de Desenvolvimento do Futebol
Imagem do projeto do Centro de Desenvolvimento do Futebol. (CBF/Divulgação)
Autor - Emanuel Vargas da Silva
Emanuel Vargas da Silva
Aluno do 24º Curso de Residência em Jornalismo / [email protected]

A construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol da Serra foi anunciada na manhã desta segunda-feira (22) no Palácio Anchieta, em parceria da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

A iniciativa faz parte do ‘Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014’, projeto firmado entre CBF e FIFA para a realização da Copa do Mundo em solo brasileiro. O objetivo do fundo é fomentar a prática do futebol nos países que sediam a competição mais popular do planeta. Até o fim da parceria entre as entidades, serão investidos 100 milhões de dólares no Brasil.

No caso do Centro de Desenvolvimento do Futebol, a ideia é alavancar o progresso dentro e fora de campo, trabalhando também o aspecto social e cultural do esporte. “Com este projeto, a FES reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sócio esportivo no Espirito Santo, portanto, irá contribuir com a qualificação da prática do futebol, além de valorizar a região", disse o presidente da FES, Gustavo Vieira.

A CONSTRUÇÃO NA SERRA

O centro será construído na região de Bicanga, na Serra, ao lado da Estação Conhecimento e do Parque Caminho do Mar, na via que dá acesso às praias do município. O projeto do Centro de Desenvolvimento do Futebol da Serra conta com campo de grama de dimensões oficiais 'padrão FIFA', vestiários e prédio administrativo totalmente equipados.

  • 18 mil m² de área total do terreno
  • 446 m² de área edificada
  • 17 mil m² de área utilizada
  • 1 Campo de futebol com gramado sintético e medidas oficiais, (105 x 68m), no padrão da Fifa
  • Arquibancada Verde com 480 assentos
  • 2 Vestiários para equipes (contendo vestiário do técnico individualizado)
  • 2 vestiários para arbitragem
  • Sala médica
  • Banheiros para o público
  • Salas de Administração para a Federação do Estado de Espírito Santo(FES)
  • Estacionamento para 3 ônibus e 40 carros
  • Portaria
  • Depósito
  • Concessão de Comidas & Bebidas

undefined(Divulgação/CBF)

ATIVIDADES DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO

Além da estrutura física, o arranjo entre CBF, FIFA e FES também pretende proporcionar algumas atividades e projetos para os capixabas. Uma delas é o projeto social 'Gol do Brasil', da CBF, que deve atender cerca de 240 crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos. A ideia é aplicar alguns conceitos de ensino das 10 habilidades de vida da Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio do futebol.

Outra iniciativa será a promoção de competições de futebol no Espírito Santo. A FES deve promover competições regionais, de categorias de base e futebol feminino. A estrutura também pode ser utilizada administrativamente pela Federação Futebol do Espírito Santo e para a aplicação de cursos e workshops relacionados ao futebol.

Governador Renato Casagrande em cerimônia com a FES e a CBF
Cerimônia realizada no Palácio Anchieta reuniu diversas autoridades do esporte e da política capixaba, como o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. (Foto: Henrique Montovanelli/FES)

Presente na cerimônia de anúncio da construção, ao lado do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, falou sobre como a iniciativa pode ajudar a desenvolver também o lado social.

“É um investimento que deixa de fato um legado da Copa do Mundo, um centro de desenvolvimento de futebol para que a gente possa dar oportunidades às pessoas que têm identidade com o futebol, que podem tentar aprender praticando e também na teoria porque nós também vamos ter local de curso. Então é um centro que estará na maior cidade do Estado, que é a Serra, onde tem muitas demandas na área social”, avaliou o governador.

Este vídeo pode te interessar

As obras do Centro de Desenvolvimento do Futebol da Serra têm previsão de finalização para o segundo semestre de 2022. Após a conclusão, a estrutura será administrada pela CBF em parceria com a Federação de Futebol do Espírito Santo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais