> >
De moto ou motorhome, capixabas se aventuram para ver Palmeiras x Flamengo

De moto ou motorhome, capixabas se aventuram para ver Palmeiras x Flamengo

Final da Libertadores 2021 acontece neste sábado (27) e terá presença de diversos capixabas que irão de maneiras inusitadas até ao Uruguai

Imagem de perfil de Emanuel Vargas da Silva

Emanuel Vargas da Silva

Aluno do 24º Curso de Residência em Jornalismo / [email protected]

Publicado em 24 de novembro de 2021 às 02:00

Motociclistas indo para Montevidéu
Motociclistas indo para Montevidéu Crédito: Acervo pessoal/Leon Sayegh

A grande final da Libertadores 2021 está se aproximando. No sábado (27), Palmeiras e Flamengo se enfrentam em Montevidéu, Uruguai, ambos em busca do tricampeonato continental. Com o valor das passagens áreas 'nas alturas' - até R$ 10 mil no trecho entre Vitória e a capital uruguaia -, alguns capixabas buscaram maneiras diferentes para irem até o Estádio Centenário, palco da finalíssima.

Quem começou a planejar a ida para o Uruguai bem antes da decisão da Libertadores foi o flamenguista Leon Sayegh, de 42 anos. Mesmo sem saber se o Flamengo estaria na final, o empresário começou a organizar uma viagem diferente, ainda quando acontecia a fase de grupos da competição.

Leon preparou uma expedição para ir até ao Uruguai de moto, partindo de Vitória.  Na segunda-feira (22), ele e mais cinco amigos deixaram a Capital Capixaba às 5 horas e pegaram a estrada rumo ao Estádio Centenário. Ao longo do percurso planejado, o grupo passa por seis estados brasileiros e faz paradas apenas em Guarulhos (SP), Balneário Camboriú (SC) e Porto Alegre (RS) até chegar em Montevidéu (URU).

"Se o Flamengo chegar na final, a gente vai. Se o Flamengo não chegar, a gente também vai. E graças a Deus, deu tudo certo nesse sentido"

Leon Sayegh

Empresário e rubro-negro
Foto do rubro-negro Leon Sayegh que foi tirada minutos antes do início da viagem rumo ao Uruguai
Foto do rubro-negro Leon Sayegh que foi tirada minutos antes do início da viagem rumo ao Uruguai Crédito: Acervo pessoal/Leon Sayegh

Além da animação para assistir um grande jogo de futebol, os amigos também encontram alegria em pilotar as motos e conhecer as belas paisagens que o Brasil tem a oferecer, principalmente na Região Sul, onde o grupo nunca andou em conjunto. E, ainda por cima, será a primeira viagem internacional deles. Para Leon, a viagem juntou algumas de suas paixões na vida.

"A gente combinou essa viagem já com o intuito de ver um jogo, claro, mas acabou que ela uniu o útil ao agradável. Também com a ideia para quem quisesse passear, também poder ir. Então, chamamos pessoas não só flamenguistas. Chamamos a turma, quem gosta de passear e quem gosta de andar de moto para vir nesse passeio", disse o rubro-negro.

Dentre o grupo composto por seis pessoas, todos tem ingressos para final, mas nem todos são flamenguistas. Ainda tem um torcedor do Fluminense e um atleticano, que estava na expectativa de presenciar uma final entre Atlético-MG e Flamengo. Com a eliminação do Galo na semifinal para o Palmeiras, essa final não pôde acontecer.

Nascido em Minas Gerais mas "adotado pelo povo capixaba", como ele mesmo diz, Leon Sayegh tem o costume de levar a bandeira do Espírito Santo em suas viagens 'futebolísticas'. Tanto na final da Libertadores de 2019, em Lima, no Peru, que terminou com o título rubro-negro, quanto na final do Mundial Interclubes do mesmo ano, em Doha, no Catar, o empresário estava lá com a bandeira do ES, estado do pai dele.

undefined por Acervo pessoal/Leon Sayegh

Até a sexta-feira, 3 de dezembro, os motociclistas estarão nas estradas não só do Brasil, mas também do Uruguai. Além de Montevidéu, os seis amigos passarão por Punta del Este e Punta del Diablo, no país vizinho. De volta para o território brasileiro, o itinerário conta com Porto Alegre (RS), Urubiçi (SC). Serra da Graciosa (PR), Rio de Janeiro (RJ) e, por fim, Vitória. Ao todo, somando ida e volta, o grupo vai rodar aproximadamente 6.100 quilômetros.

"Estamos bem empolgados. Tudo pelo Mengão. Deu certo, o time ajudou e agora a gente vai retribuir com a nossa torcida e vai dar tudo certo. Se Deus quiser, vamos trazer esse troféu de tricampeonato para o Brasil”, disse o flamenguista e empresário.

MOTORHOME TAMBÉM É ALTERNATIVA

O grupo de motociclistas de Vitória não foi o único a ir de uma maneira diferente até Montevidéu. Tem também uma galera que decidiu ir de motorhome (veículos equipado com espaço de convivência e facilidades encontradas em uma casa). Os capixabas vão sair de Vitória e vão de avião até Porto Alegre. E da capital gaúcha vão embarcar no veículo todo equipado rumo ao Uruguai.

Um dos nove amigos que vão embarcar nessa aventura pelo Flamengo é Tiê Beltrame Salvadeu, fisioterapeuta de 28 anos. Após ir ao Maracanã assistir o primeiro jogo da semifinal de Libertadores contra o Barcelona, do Equador, Tiê e os amigos decidiram que iriam à final em Montevidéu.

Tiê (de branco) e alguns dos amigos capixabas que vão para a final da Libertadores 2021 de motorhome
Tiê (de branco) e alguns dos amigos capixabas que vão para a final da Libertadores 2021 de motorhome Crédito: Acervo pessoal/Tiê Beltrame Salvadeu

Ainda no estádio, um dos amigos, Ruan, sugeriu a ida de motorhome para o Uruguai. Com gritos de "uh, é motorhome", aquela sugestão demoraria menos de uma semana para se tornar realidade. Após procura na internet e inúmeras chamadas telefônicas para empresas de transporte da Região Sul do país, os capixabas encontraram uma única companhia que tinha apenas um ônibus equipado para alugar. O negócio foi fechado na hora.

A partir de então, a luta foi para comprar os ingressos. Como a primeira carga de ingressos disponíveis para venda era apenas de 50% da capacidade de público do estádio, por conta da pandemia, apenas sete amigos conseguiram comprar ingressos. Durante alguns dias, dois torcedores ficaram angustiados sem as entradas. Depois, com o aumento da carga de ingressos, acabaram conseguindo as entradas.

A soma de fatores entre os altos preços das passagens aéreas entre Vitória e Montevidéu e a dificuldade em encontrar hospedagem na capital uruguaia, fez com que os nove amigos optassem pelo motorhome. Até porque, o valor pago foi de R$ 2.100 por pessoa e a hospedagem já está inclusa, já que o veículo tem camas, mesas, banheiro e cozinha.

"Além dessas vantagens do motorhome, tem ainda toda a resenha dentro do ônibus, onde vamos ficar mais de 10 horas com todos, como se fosse numa mesa de bar. Acabou que foi conveniente a escolha por esse jeito de ir", diz Tiê, que também esteve na final de Lima, em 2019.

undefined por Acervo pessoal/Tiê Deltrame

Assim como no grupo de motociclistas, nem todos que vão de motorhome para a capital uruguaia são flamenguistas. A diferença é que, ao invés de um atleticano e um tricolor carioca, o ônibus ainda terá um palmeirense, torcedor do rival do Flamengo na final de sábado.

Os capixabas saem de Vitória nesta quarta-feira (24) rumo à Porto Alegre (RS) e a previsão de chegar em Montevidéu é na noite de quinta-feira (25). Eles ficam no Uruguai até a madrugada do dia 28, um dia após a finalíssima, quando retornam para a capital do Rio Grande do Sul. Após isso, alguns voltarão para Vitória e outros irão para o Rio de Janeiro.

"Minha relação com o Flamengo é uma coisa que foi passada de família e faz muito parte da minha vida. É uma relação de stress e felicidade ao mesmo tempo"

Tiê Beltrame Salvadeu

Flamenguista, capixaba e fisioterapeuta
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

capixaba capixaba Esportes flamengo flamengo

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais