> >
Anunciado pelo Santos, Neymar volta no tempo para provar valor no alvinegro praiano

Anunciado pelo Santos, Neymar volta no tempo para provar valor no alvinegro praiano

Presidente do clube, Marcelo Teixeira confirmou o retorno do craque de 32 anos, que retorna ao clube que o revelou após mais de uma década no exterior

Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 15:49

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, anunciou nesta terça-feira (28), por meio de um vídeo publicado no Instagram, a contratação de Neymar. Ídolo histórico do clube praiano, o atacante está de volta após 11 anos e meio, com um compromisso que deverá ter duração inicial até 30 de junho.

"Você, Neymar, se despediu da Vila para realizar seus sonhos. Mas deixou uma promessa que nós nunca esquecemos: 'Eu vou, mas eu volto'. Lembra? Tenho certeza de que esta frase também te acompanhou durante todo esse tempo", diz o dirigente na produção.

"Chegou o momento, Neymar. Chegou a hora de você voltar para o seu povo, para a sua casa, para o nosso clube do coração. Seja bem-vindo, menino Ney! Menino da Vila! Vem ser feliz de novo com o manto sagrado. A nação santista te espera de braços abertos."

Autor de 136 gols em 225 jogos com a camisa preta e branca, o jogador se vê em situação semelhante à experimentada quando a vestiu pela primeira vez como profissional, em 2009. Há, evidentemente, claras diferenças. Mas, de novo, apesar do incontestável talento, ele tem algo a provar e questões a responder sobre o próprio corpo.

Há 16 anos, o paulista de Mogi das Cruzes foi chamado de "filé de borboleta" por seu segundo técnico na equipe principal do Santos, Vanderlei Luxemburgo, que via a necessidade de aquele garoto de 17 anos ganhar corpo para desabrochar. Ele respondeu sendo o grande nome de um dos períodos mais vitoriosos do clube, com três títulos do Campeonato Paulista, um da Copa do Brasil, um da Copa Libertadores e um da Recopa Sul-Americana.

Neymar entrou no decorrer da partida, mas se lesionou e precisou ser substituído
Neymar conviveu com lesões nos últimos anos e tentará se recuperar no santos Crédito: Reuters/Folhapress

Neymar, 32, não é mais um menino franzino, mas seu corpo tem dado múltiplos sinais de fragilidade. As lesões se acumulam, e o atleta vem da mais grave que já sofreu, uma ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Fora de ação por um ano, de outubro de 2023 a outubro de 2024, enfrentou no retorno problemas musculares e esteve em campo em um total de 42 minutos.

O brasileiro atuou muito pouco desde a queda do Brasil na última Copa do Mundo, em dezembro de 2022. Fora dos planos do Paris Saint-Germain, partiu no meio de 2023 ao riquíssimo futebol da Arábia Saudita, bancado pela monarquia local, mas só conseguiu disputar sete partidas em um ano e meio, com um gol e duas assistências.

Descartado pelo técnico Jorge Jesus, foi procurado pelo Santos e resolveu provar seu valor em preto e branco mais uma vez. Primeiro, quer simplesmente mostrar que consegue jogar futebol. Mais, quer mostrar que consegue apresentar-se em alto nível para ser peça-chave do Brasil no Mundial de 2026, a ser realizado nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

O apelo de voltar para casa com a Copa do Mundo como meta foi o principal argumento usado por Marcelo Teixeira na negociação. Um vídeo produzido com inteligência artificial, sonorizado com voz similar à de Pelé, apresentava os motivos pelos quais o retorno faria sentido neste momento.

Neymar recebeu críticas após aparentar estar fora de forma
Neymar teve passagem apagada pela Arábia Saudita e retorna ao Santos Crédito: Reprodução

Neymar topou, mas faltava a liberação do compromisso assinado com o Al Hilal até o meio do ano. O atleta ainda tinha US$ 65 milhões (R$ 383 milhões) a receber e aceitou abrir mão de parte do valor.

Recém-promovido da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Santos negociou aditivos nos contratos de seus patrocinadores. Eles concordaram em pagar mais para viabilizar a contratação do craque e fazer uso da exposição que o midiático jogador proporcionará às suas marcas.

O acerto de curta duração mantém abertas as possibilidades do atacante na principal janela europeia de transferências, no verão do hemisfério norte. Mas o Santos crê no sucesso da parceria e na possibilidade de segurá-lo ao menos até o meio de 2026, com o referido apelo da preparação em casa para a Copa do Mundo.

O clube agora trabalha nos detalhes da apresentação do craque à torcida. Ele é aguardado em São Paulo nesta quarta-feira (29), e a ideia do departamento de marketing alvinegro é marcar uma festa para o estádio do Pacaembu na quinta (30). O jogador também estará na Vila Belmiro no sábado (1º), quando o time praiano receberá o São Paulo pelo Campeonato Paulista.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

neymar

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais