ASSINE

Vitória terá leitura de carta pela democracia na Ufes; leia íntegra

Ato na capital acontece no próximo dia 11, quando documento também será lido em São Paulo e em outras cidades do país

Tempo de leitura: 5min
Publicado em 05/08/2022 às 19h17

Com previsão de ser lida em diferentes cidades do país, em um movimento iniciado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a carta em defesa da democracia também terá uma leitura pública em Vitória, no próximo dia 11. Organizado por entidades da sociedade civil capixaba como um ato cívico suprapartidário, o evento vai acontecer na escadaria em frente ao Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a partir das 16 horas. 

Entre o grupo de entidades que articulam o ato na Ufes, com a leitura da “Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, estão a Transparência Capixaba, a Convergência Democrática, o SindiJornalistas, a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), o Sindicato dos Técnicos da Ufes (Sintufes) e o Diretório Central  dos Estudantes (DCE) da Ufes. O movimento ainda aguarda a adesão de outras entidades da sociedade civil à convocação.

Teatro da Ufes
Leitura da carta em defesa da democracia vai acontecer num ato em frente ao Teatro da Ufes. Crédito: Camila Fregona / Divulgação Ufes

O documento, que começou com a assinatura de 3.000 pessoas, entre banqueiros, empresários, juristas, atores e diversas outras personalidades, tem acumulado adesões desde que foi aberto ao público no dia 26 de julho e passa das 700 mil assinaturas.

Alvo de reações do presidente Jair Bolsonaro (PL), a carta faz parte de uma iniciativa suprapartidária e critica, sem mencionar o nome do presidente, os ataques contra o processo eleitoral.

A “Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito” será  lida no dia 11 de agosto em diversas cidades do Brasil, tendo como ponto de partida um evento no Largo de São Francisco, em São Paulo, convocado pela Faculdade de Direito da USP.

Na ocasião, também será lido o manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, divulgado com a assinatura de 107 entidades empresariais, entre as quais a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação da Infraestrutura e Indústria de Base, Câmara Americana de Comércio, Fecomércio-SP e Sindusfarma, entre outras.

LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA CARTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Com informações da Folha de S.Paulo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.