> >
Rigoni tem opção contra voto impresso computada após erro na Câmara

Rigoni tem opção contra voto impresso computada após erro na Câmara

A Câmara computou o voto do deputado em seu sistema nesta quarta-feira (11). Rigoni é contra o voto impresso, mas, por falha no sistema da Câmara, não teve o voto registrado imediatamente na sessão

Publicado em 11 de agosto de 2021 às 11:36

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Felipe Rigoni fez sua manifestação de voto na PEC do Voto Impresso de maneira oral, durante a sessão
Felipe Rigoni fez sua manifestação de voto na PEC do Voto Impresso de maneira oral, durante a sessão. (Reprodução/TV Câmara)
Rafael Silva
Repórter de Política / [email protected]

Câmara dos Deputados computou nesta quarta-feira (11) o voto do deputado federal Felipe Rigoni (PSB) na apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. O parlamentar, da bancada do Espírito Santo, havia se posicionado contra a iniciativa, mas, por uma falha no sistema Infoleg, que faz o registro dos votos dos deputados, a escolha feita por Rigoni não havia sido registrada.

Ainda durante a sessão, realizada na noite da terça-feira, Rigoni votou de maneira oral, após a proclamação do resultado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Além do capixaba, outros 10 parlamentares relataram não terem conseguido acessar o sistema e fizeram a declaração de voto depois da votação.

"Presidente, só para registrar meu voto 'não' ao voto impresso. De fato, a gente tem um sistema que é seguro e que pode ser melhorado, com certeza, mas a gente precisa fazer isso com cautela e gradualmente", disse Rigoni, durante a sessão.

Nas redes sociais, o deputado pontuou argumentos para votar contra o projeto, entre eles a possível violação do voto secreto:

Rigoni tem opção contra voto impresso computada após erro na Câmara

Com a atualização, o número de votos contrários à PEC do voto impresso entre os parlamentares do Espírito Santo sobe para dois. Além de Rigoni, Helder Salomão (PT) também foi contrário à proposta. Oito deputados eleitos no Estado foram a favor do voto impresso. Mesmo com maioria favorável à PEC na bancada capixaba, a proposta não obteve votos suficientes na Câmara e foi arquivada.

COMO VOTARAM OS PARLAMENTARES DO ES

Já derrotada em comissão especial na semana passada, a PEC do voto impresso foi enterrada definitivamente nesta terça-feira (10) pelos deputados federais. Uma das bandeiras levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a proposta não conseguiu o apoio de 308 parlamentares, número necessário para mudar a Constituição. 

No caso do Espírito Santo, entre os 10 deputados federais eleitos pelos capixabas, a maioria foi a favor do voto impresso, conforme levantamento antecipado por A Gazeta. Foram computados oito votos favoráveis na bancada capixaba e dois contrários.

  • Deputado federal Amaro Neto

    01

    Amaro Neto (Republicanos)

    A favor do voto impresso.

  • Deputado federal Evair de Melo

    02

    Evair de Melo (PP)

    A favor do voto impresso.

  • Felipe Rigoni diz que tem o respeito de Casagrande, de quem é amigo pessoal, mas não descarta o ter como adversário nas eleições de 2022

    03

    Felipe Rigoni (PSB)

    Contra o voto impresso. No painel da Câmara, o deputado, que acompanhava a sessão de forma remota, apareceu como ausente, imediatamente após a votação. No entanto, ele pediu a palavra após o resultado ser declarado e registrou seu posicionamento contrário à proposta do voto impresso. Em nota ele disse que: "Por um motivo de problema com o sistema remoto, o registro não foi computado imediatamente no painel. O voto, no entanto, foi declarado junto à Mesa e feito de forma ao vivo pelo parlamentar durante a sessão."

  • Helder Salomão é a favor da PEC que proíbe militares em cargos civis

    04

    Helder Salomão (PT)

    Contra o voto impresso.

  • Josias Mario da Vitória, o Da Vitória, deputado federal do ES pelo PDT

    05

    Josias da Vitória (Cidadania)

    A favor do voto impresso.

  • Deputada federal Lauriete em discurso na Câmara dos Deputados

    06

    Lauriete Rodrigues (PSC)

    A favor do voto impresso.

  • Neucimar Fraga (PSD) entrou na Câmara em 2021, substituindo Sergio Vidigal, que foi eleito prefeito da Serra

    07

    Neucimar Fraga (PSD)

    A favor do voto impresso.

  • Norma Ayub participa de sessão na Câmara dos Deputados

    08

    Norma Ayub (DEM)

    A favor do voto impresso.

  • Deputada federal Soraya Manato (PSL)

    09

    Soraya Manato (PSL)

    A favor do voto impresso.

  • João Batista Conti, o Ted Conti, deputado federal. Ted assumiu como suplente do deputado Paulo Foleto, que assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura do ES

    10

    Ted Conti (PSB)

    A favor do voto impresso.

A PROPOSTA

O modelo defendido não era o voto na cédula de papel, mas sim o modelo híbrido. O voto continuaria sendo registrado na urna eletrônica, a diferença é que ele também seria impresso, pela mesma máquina, para uma verificação posterior e, em seguida, colocado em uma urna física. O gasto previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para adaptar todas as urnas ao novo sistema seria superior aos R$ 2,5 bilhões.

O modelo foi testado no Brasil nas eleições de 2002, mas não trouxe bons resultados. Na época, a mudança se mostrou cara, complexa e sem garantias de segurança a mais para os eleitores. Em caso de contestações nesse sistema, as cédulas físicas precisariam ser recontadas, o que poderia até ser mais suscetível a erros de contagem ou adulteração.

Para Bolsonaro, o voto impresso seria uma garantia contra fraudes eleitorais, que ele disse ter ocorrido nas eleições de 2014, embora não tenha apresentado provas. Não há evidências de que os resultados eleitorais possam ser fraudados, já que o sistema não é conectado à internet, o que impossibilita uma invasão hacker.

Este vídeo pode te interessar

O presidente ainda argumenta que o voto impresso facilitaria uma auditoria, no entanto, o atual modelo já é auditável, a partir dos boletins que cada urna produz ao final da votação. A checagem é possível a partir da conferência dos boletins com o resultado divulgado pelo TSE.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais