Sair
Assine
Entrar

Retirada de reportagem

Mais de 1 milhão de tweets contra STF após censura a revista

Hashtags sobre o assunto foram negativas. Levantamento feito pela consultoria Bites

Publicado em 17 de Abril de 2019 às 14:27

Publicado em 

17 abr 2019 às 14:27
Relatório da empresa Bites identificou 1.068.266 publicações negativas no Twitter em torno do STF (Supremo Tribunal Federal) depois de o ministro Alexandre de Moraes determinar à revista Crusoé e ao site Antagonista a retirada do ar da reportagem “O amigo do amigo de meu pai”.
Todas as 10 hashtags mais utilizadas em torno do assunto foram negativas. A líder, com 243.919 menções, foi a #DitaToga.
Os dados foram compilados a partir de segunda-feira (15), quando a revista foi notificada, até as 17h30 desta terça-feira (16).
Segundo o relatório, o volume de tweets negativos equivale a 8% do total produzido no Twitter sobre o STF nos últimos 12 meses.
Controvérsia envolvendo o inquérito que apura fake news contra o STF fez com a Corte fosse atacada nas redes sociais Crédito: Carlos Moura/STF
A Bites informa ainda que a decisão do STF uniu deputados e senadores de vários partidos em favor da revista e contra a retirada da reportagem do ar. Nas últimas 24 horas, os congressistas produziram 99 posts no Facebook, Twitter e Instagram contra o Supremo. Os posts geraram 240 mil compartilhamentos nas redes sociais.
Considerando o direcionamento dos posts dos usuários em relação ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e ao ministro Alexandre de Moraes, o relatório apontou 1 certo equilíbrio entre os ataques ao Supremo. Alexandre de Moraes apareceu em 157.942 tweets e Dias Toffoli em 191.910.
Segundo a Bites, as últimas 24 horas no Twitter equivaleram a 7% (2,8 milhões de posts) do total de referências a Toffoli nos últimos 12 meses. No caso de Moraes, a exposição é mais expressiva. Os posts das últimas 24 horas representaram 36% do volume do último ano.
BUSCA NO GOOGLE PELA CRUSOÉ
O relatório também apontou o grau médio de interesse de buscas no Google no Brasil (a escala vai de 0 a 100) em torno do epicentro da crise. A revista Crusoé teve 1 nível de busca equivalente a 3,5.
Na 3ª feira, até as 15h30, o nível de busca era de 48,5. Cresceu 14 vezes na direção negativa para o Supremo.
A audiência do site da publicação estava em ascensão desde 6ª feira (12.abr), quando saiu a reportagem sobre Toffoli. O site alcançou 133 mil visitas contra 41 mil do dia 10 de abril, 2 dias antes da publicação sair.
COMPARTILHAMENTO DE MÍDIA
Segundo a Bites, entre as 300 notícias mais compartilhadas, de 2ª feira (15.abr.2019) até as 17h30 desta 3ª feira (16.abr.2019), da mídia tradicional, 41.450 artigos publicados, 63 tratam do STF com o total de 483 mil compartilhamentos no Facebook e Twitter.
REAÇÕES A OUTROS CASOS ENVOLVENDO O STF
A Bites informou ainda que nos últimos 12 meses o STF esteve no centro dos assuntos nas redes sociais em 3 momentos, mas em nenhum com tal repercussão negativa.
Um dos momentos foi quando, em outubro de 2018, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que para fechar o STF “bastava 1 cabo e 1 soldado”. A reação no Twitter foi em defesa da instituição. Nas 24 horas após a crise, a rede havia produzido 222 mil posts sobre o tema.
Já o outro caso foi quando, em dezembro de 2018, o ministro Marco Aurélio determinou a liberação dos presos em 2ª Instância. Segundo Bites, a opinião se dividiu. Aliados do ex-presidente Lula elogiaram a medida e bolsonaristas criticaram. No intervalo semelhante ao analisado o STF foi citado em 429 mil posts.
Conteúdo produzido pelo Portal Poder360 – www.poder360.com.br. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida mediante autorização expressa.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Devedor contumaz: nova lei promete transformar a relação entre Fisco e contribuintes
Será que as eleições vão impulsionar um novo pacto de poder?
Antiga agência do Bradesco na cidade de Alegre onde serão realizados os velórios nas próximas três semanas
Velórios em cidade do ES serão realizados em antiga agência bancária

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados