> >
Juiz federal do ES vai assumir posto no gabinete de Flávio Dino no STF

Juiz federal do ES vai assumir posto no gabinete de Flávio Dino no STF

Américo Bedê Freire Júnior, titular da 2º Vara Federal Criminal em Vitória, será juiz auxiliar do novo ministro, segundo informações apuradas pelo portal UOL

Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 10:19

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Américo Bedê, comentarista de questões jurídicas
Américo Bedê já ocupou o posto de juiz auxiliar no STF entre 2020 e 2021. (Acervo pessoal)

O ex-ministro da Justiça Flávio Dino assume a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (22). Nos dias que antecedem a posse, o senador pelo Maranhão, que se despede do Congresso nesta quarta (21), começa a montar a equipe com quem vai trabalhar na Corte. Entre os nomes cotados, está o de um juiz federal do Espírito Santo.

Um dos três juízes auxiliares que vão atuar no gabinete de Dino é Américo Bedê Freire Júnior, que já ocupou o mesmo cargo na Corte entre 2020 e 2021. Bedê é titular da 2º Vara Federal Criminal em Vitória e, no ano passado, tomou posse como membro substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

Durante anos, Bedê comandou o quadro Me Explica Direito na CBN Vitória, em que descomplica as questões jurídicas constitucionais e penais.

Os outros dois cotados para o posto de juiz auxiliar são do Maranhão, estado onde Dino nasceu e que governou de 2015 a 2022: os juízes estaduais Anderson Sobral e Amanda Thomé. As informações são da coluna de Carolina Brígido, do portal UOL.

A reportagem entrou em contato com Américo Bedê para confirmar o convite, mas o juiz informou que não poderia conceder entrevistas.

Currículo

Américo Bedê é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Direitos e Garantias Fundamentais, doutor em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV e pós-doutor pela Universidad Las Palmas Gran Canaria- Espanha. Atualmente, é professor titular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da FDV. Já foi promotor de Justiça no Maranhão e procurador da Fazenda Nacional.

Flávio Dino vai ocupar a vaga no STF aberta após a aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber. Ele foi aprovado em votações secretas tanto na Comissão de Constituição e Justiça quanto no Plenário do Senado. Com a ida de Dino para o STF, Ana Paula Lobato (PSB-MA) assume a vaga no Senado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais