> >
Deputados do ES fazem últimas discussões para eleição da Mesa Diretora

Deputados do ES fazem últimas discussões para eleição da Mesa Diretora

Após a posse, os 30 deputados estaduais eleitos em 2018 permanecem na Casa para definir quem comandará o Poder Legislativo pelos próximos dois anos

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 às 14:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Assembleia Legislativa, sede do Poder Legislativo do ES. (Gazeta Online)

Após tomarem posse na Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira (1º), os 30 deputados estaduais eleitos em 2018 permanecem na Casa para definir quem comandará o Poder Legislativo pelos próximos dois anos. Mas mesmo faltando poucas horas para a eleição, alguns dos nomes que comporão a nova Mesa Diretora da Casa permanecem indefinidos, ainda que os bastidores já deem uma ideia de como poderá ficar a nova composição.

Enquanto a reeleição do atual presidente Erick Musso (PRB) em chapa única é dada como certa, os nomes para as cadeiras de 1º e 2 secretários ainda esbarram em impasses. Pelos corredores comenta-se que a definição passará pelo crivo do governador Renato Casagrande (PSB). O socialista, que participará da cerimônia de posse, tem comandado as negociações em torno da Mesa ao lado do chefe da Casa Civil, Davi Diniz, e já teria seus favoritos.

A aposta é de que uma das vagas será de Luciano Machado (PV), de Guaçuí. Já o segundo posto pode ficar entre os nomes dos também novatos Adilson Espindula (PTB) e Emilio Mameri (PSDB). Este último, por fim, ainda é cotado para assumir a presidência da Comissão de Justiça da Casa.

RELEVÂNCIA

Consideradas as duas vagas mais relevantes dentro da hierarquia da Mesa Diretora – perdendo em importância apenas para a presidência – por terem poder de decisão, as cadeiras de 1º e de 2º secretários têm sido também as mais disputadas. Há algumas semanas, um acordo selado com o grupo de deputados novatos garantiu aos recém-chegados o direito de ocupá-las. Em troca disso, eles apoiariam a formação de uma chapa de consenso.

Mas a intensa disputa estaria provocando o descontentamento tanto entre os novatos (sete deles afirmaram estar interessados nas vagas) quanto entre alguns dos reeleitos. A busca por acordos é o que vem protelando as decisões.

REELEITOS

Quanto aos reeleitos, aos menos dois nomes surgem com força nos corredores da Assembleia para ocupar posições de destaque. Um deles é Marcelo Santos (PDT), cotado para ser o 1º vice-presidente da Casa. Já Enivaldo dos Anjos (PDT) poderá se tornar a partir de hoje o líder do governo casagrandista.

Este vídeo pode te interessar

A eleição da Mesa Diretora acontece nesta sexta-feira, a partir das 15 horas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais