A Princesa do Norte está disputada. A um ano das eleições, 12 nomes já são apontados pelos partidos para concorrer à Prefeitura de Colatina em 2020. Além deles, o atual prefeito, Sérgio Meneguelli, que deixou o MDB e está sem partido, também pode concorrer à reeleição, embora não tenha confirmado o interesse em um novo mandato. (Veja a lista de candidatos no final desta reportagem.)
Quem também preferiu não falar a respeito das próximas eleições foi o deputado estadual Renzo Vasconcelos (PP), embora seja cotado pela atual sigla a que pertence. Entre todos os apontados, apenas dois já estariam confirmados como pré-candidatos: o médico Paulo Roberto Martins, pelo PSD; e o capitão da reserva da Polícia Militar Aloir da Silva, pelo PTdoB.
Em quase todos os casos, as possíveis candidaturas ainda estão sendo discutidas internamente nos partidos, e as poucas que já se arriscam em uma articulação externa, procurando apoio e alianças, o fazem em um estágio inicial – cenário que resultará em um menor número de candidatos no ano que vem.
Por enquanto, dessas 13 pessoas, a experiência política divide a lista em três partes: aqueles que já ocuparam cargo público eletivo, os que já chegaram a disputar alguma eleição e aqueles que estreiam nesse meio. Além disso, vale ressaltar que há apenas uma mulher e somente um nome que não se coloca como cristão.
Para esta matéria, A Gazeta entrou em contato com os sete partidos que disputaram a Prefeitura de Colatina em 2016. Também foram consultados PT, PSL e PSDB, que foi o único a não informar qualquer possível nome, embora tenha garantido que terá um representante na próxima eleição municipal.
Independentemente de quem seja o candidato vencedor, o consultor político Ronaldo Almeida aposta em algumas características que ele terá. "Acredito que será eleito aquele que apresentar uma gestão moderna, conservadora e progressista, sem ter qualquer mancha de corrupção no currículo. Saber se comunicar com os jovens nas redes sociais também será essencial", resumiu.
Já para o professor universitário João Bosco Pedruzzi, formado em administração e mestre em economia, o perfil que deve vencer as eleições é mais difuso. "Na minha opinião, a parte da população que não está nos extremos é que será decisiva e irá cobrar propostas claras e concretas. Não adiantará dizer que vai melhorar a saúde, é preciso dizer de que forma a melhoria será feita", defendeu.
AS DEMANDAS
Ratificando o principal tema defendido pelos possíveis candidatos, Almeida vê como essencial a atração de empresas de grande porte para Colatina. "A cidade tem muito comércio, mas faltam indústrias maiores", avaliou. "Além disso, acho que a questão da mobilidade urbana também é um desafio muito grande e que não vem sendo resolvido nas últimas gestões", continuou o consultor.
De modo complementar, Pedruzzi crê que o gestor do município deverá se antecipar a futuros problemas e trazer soluções a longo prazo, principalmente na área da educação e da saúde. "Precisamos de soluções que realmente funcionem nessas áreas. Para além, acho que o colatinense quer o que todo brasileiro quer: emprego e segurança", concluiu.