> >
Reveja debate da TV Gazeta com candidatos ao governo do ES

Reveja debate da TV Gazeta com candidatos ao governo do ES

Durante duas horas, Aridelmo, Audifax, Guerino, Manato e Casagrande apresentaram propostas  sobre assuntos como combate à fome, segurança pública e atração de investimentos

Publicado em 28 de setembro de 2022 às 01:53

Ícone - Tempo de Leitura 10min de leitura

A TV Gazeta reuniu cinco candidatos ao governo do Espírito Santo no debate realizado na noite de terça-feira (27). Durante cerca de duas horas, os candidatos apresentaram propostas e defenderam as próprias ideias para um eventual mandato como governador.

Confira os vídeos do debate por bloco no site do g1 ES, clicando aqui.

O debate privilegiou o confronto direto entre os candidatos, com dois blocos de tema livre e dois blocos de perguntas com assuntos determinados por sorteio, sendo os temas sorteados: agricultura, tiroteios, insegurança, corrupção, atração de investimentos, pobreza e fome, moradores de rua, emprego e renda, filas para exames e consultas e meio ambiente.

Mediado pelo jornalista Mário Bonella, o debate foi realizado na sede da Rede Gazeta. Participaram os candidatos (em ordem alfabética): Aridelmo Teixeira (Novo), Audifax Barcelos (Rede), Guerino Zanon (PSD), Carlos Manato (PL) e Renato Casagrande (PSB).

Participaram do debate os candidatos dos partidos com representação mínima no Congresso Nacional, conforme estabelecido pela Justiça Eleitoral.

O debate teve quatro blocos. O primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre; o segundo com temas determinados por sorteio na hora do debate pelo mediador. No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.

Os candidatos tiveram 30 segundos para formular as perguntas, um minuto e 30 segundos para as respostas, um minuto para réplica, um minuto para tréplica e dois minutos para as considerações finais.

Debate Rede Gazeta
Aridelmo Teixeira, Carlos Manato, Audifax Barcelos, Guerino Zanon, e Renato Casagrande durante o debate na TV Gazeta. (Carlos Alberto Silva)

CONSIDERAÇÕES FINAIS DOS CANDIDATOS (POR ORDEM DE SORTEIO)

RENATO CASAGRANDE

"Primeiro agradecer Mário a você, à rede e a quem está nos acompanhando. Já são mais de meia noite, e eu agradeço aí a audiência de quem está acompanhando esse debate. Falar pra vocês que estão nos acompanhando que ser candidato é diferente de ser governador. Aqui quase todo mundo já teve oportunidade e vocês sabem que muita das coisas que são faladas aqui pra quem já teve oportunidade, na época que tiveram oportunidade não fizeram. Então, é bom que a gente compreenda a responsabilidade de quem governa, como é o meu caso que estou governando. Eu tô governando um Estado que é respeitado no Brasil, um Estado reconhecido pelo seu equilíbrio, pela nossa responsabilidade com o dinheiro da população. Não é um dinheiro meu do governador. É um dinheiro da população. Foi esse dinheiro que me permitiu enfrentar bem a pandemia, reconstruir 25 municípios que foram afetados pela chuva em 2020. É esse dinheiro que me permitiu reduzir o ICMS dos combustíveis, da energia elétrica, da telecomunicação. É esse dinheiro que me permite fazer o bolsa capixaba, o dinheiro que me permite fazer a compra direta de alimentos. Tá certo? Então, com responsabilidade, com diálogo, com valorização da vida e com serenidade é que a gente conduz esse Estado. E por isso que ele é respeitado. E nós sabemos que a gente fez muito, mas nós vamos fazer muito mais. Essa é a razão da minha candidatura. E fizemos nesse período, nesse período de pandemia, de chuva, de polarização política, de às vezes de intolerância, de impaciência. É nesse momento que a gente governa e a gente tem que ser paciente com os impacientes, tolerante com os intolerantes, tem que levar paz pra quem está nervoso, fazer um trabalho para pacificar o Estado. É por isso que estou aqui, pra dizer a você que eu quero governar para todos os capixabas. Eu quero ser um governador não só pra quem vota em mim. Quero ser um governador de todos os capixabas, quero mais quatro anos de governo pra poder continuar esse trabalho. Se a gente fez tanto nesse período com dificuldade faremos muito mais. Muito obrigado."

ARIDELMO TEIXEIRA

"Parabenizar a TV Gazeta, parabenizar os demais candidatos, e parabenizar aqueles que estão acompanhando até essa hora. Nós temos uma proposta inovadora para o Espírito Santo. Como o governo do Zema fez em Minas Gerais, um empresário bem-sucedido se colocou à disposição para resolver esses problemas que nós trabalhamos aqui hoje, que não são novos. Nenhum deles é novo. Teve gente que esteve oito anos, doze anos para resolver e não resolveu. O que nós estamos querendo? Uma nova Escola Viva para colocar todas as crianças em tempo integral. Vamos trazer creche para todas as crianças em vulnerabilidade social em tempo integral. Vamos pegar toda a pré-escola para todas as crianças em vulnerabilidade para que ele estude o dia inteiro. Para que todas as crianças em vulnerabilidade social do ensino fundamental e no ensino médio. Na nova Escola Viva, vamos incorporar as incubadoras de inovação, para que o jovem possa, já no ensino médio, interagir com inovações dentro da proximidade do seu ambiente, da sua cadeia de valor, da região que ele mora, para que ele possa sair dali empregado. Nós vamos resolver esse problema que hoje assola a nossa juventude. Mais de 50% das crianças, mais de 50% das pessoas desempregadas, estão os jovens de 19 a 29 anos, que são fruto desses oito anos passados de governo. Portanto, vamos trazer inovação para que você possa adensar a cadeira produtiva da sua cidade, gerando renda, gerando turismo, gerando qualidade de vida para o capixaba. Nosso programa também vai cuidar, eliminar todas as filas, como fizemos na Prefeitura de Vitória com o exame oftalmológico. Vamos contratar no mercado imediatamente no primeiro mês de governo. Vamos contratar empresas para que elas possam fazer todos os atendimentos de especialidades mais próximo possível da sua casa. Vamos reativar também a Rede Cuidar."

MANATO

“Ô governador, eu não sei se eu tô vivendo na Suíça, se eu tô vivendo em Santa Catarina. Esse Estado que ele vendeu aí não é o Estado que eu vivo. Totalmente diferente. Ele não explicou sobre a corrupção no governo dele, não explicou. Tá certo? O que aconteceu. Conversou, conversou, não falou, né. Da saúde. Fez aí um monte de falácia, não concordo com ele. Tá certo? E vou mais, eu pergunto a você, você que é empresário, você que é comerciante, você que tem uma grande empresa. Aquele funcionário, aquele gerente seu que te roubou, te assaltou, ele foi preso por isso. Você quer que ele volte? Lógico que não! O governador apoia o molusco de nove dedos. O Lula. Que fez o quê? Roubou o Brasil , tá provado aí. É só olhar, ele é condenado. Então, isso é que eu não concordo. Meu presidente é Bolsonaro, tenho o maior orgulho de falar dele. Entendeu? O que dói é a fake news contra nós. É o governo aí que estão espalhando no interior que nós vamos parar as obras. Que isso? Eu sou da direita conservadora. O presidente fez o quê? A transposição do Rio São Francisco. Todas as obras que o governo deu ordem de serviço, nós vamos concluir. Nós vamos acabar e as inacabadas, que são dezenas, nós vamos continuar e vamos recuperar. Querem algum exemplo? Você vai lá na Rota do Carmo. Foi dado uma ordem de serviço tem 90 dias. E o que que aconteceu? Nada. Tá lá parado, só a placa. Então eu quero cuidar de você, deixa eu cuidar de você, deixa eu cuidar da sua saúde. Deixa eu cuidar da sua vida. Deixa eu ajudar a recuperar as pessoas que precisam gerar emprego, combater a fome, combater a miséria. Não estão combatendo, certo? Então, nós queremos o Estado classe A sim. Mas nós queremos também combater a miséria."

GUERINO ZANON

“Quero agradecer a Rede Gazeta, a todos que nos acompanham, agradecer os candidatos pela oportunidade. Mas quero falar que o Estado que os capixabas vivem é diferente do Estado que um candidato aqui vive, bem diferente. Temos filas quilométricas para exames complementares, temos filas quilométricas de cirurgias não realizadas, pessoas morrendo por falta de atendimento. Temos uma rede cuidar abandonada. Temos a pobreza aumentando a cada dia. Talvez a segurança alimentar existe lá na Praia da Costa ou no Palácio. Porque para 40% da população capixaba ela não está presente. Nós fizemos diferente em Linhares e eu peço aí o seu voto pra Guerino 55 no próximo domingo. A gente sabe fazer. Já mostramos isso no nosso município. Tentaram desqualificar aqui, tentou desqualificar um candidato, toda a nossa história de construção com a população de Linhares. Geramos mais de 20 mil empregos, colocamos o saneamento básico como prioridade, saindo de 0 para 87%. Muitos não me conhecem com certeza, mas conhece a história de sucesso de Linhares e essa história de sucesso com uma boa equipe, nós vamos governar o estado do Espírito Santo. Eu convido você a fazer parte, sociedade capixaba, desse movimento de transformação, dessa virada de chave. Já declarei meu voto e reafirmo o meu voto em Bolsonaro. E peço o seu voto para Guerino Zanon, por uma gestão de verdade.”

AUDIFAX BARCELOS

"Primeiro quero agradecer a Deus! Até aqui o Senhor tem nos abençoado a todos nós, tem nos guardado e nos protegido. Quero falar pra você que o governo atual já está aí há oito anos, já deu o que tinha que dar e, repito: com muito dinheiro em caixa. Chega! Com os mesmos problemas: segurança, saúde, o caos que a gente já conhece. Tá na hora de trocar. Sim, tá na hora de trocar. Mas vamos trocar com responsabilidade. Sou gestor, você conhece o que eu fiz na cidade da Serra. Não fiz tudo, não fiz sozinho, mas nós mudamos aquela realidade. Hoje, a Serra é um exemplo para o estado do Espirito Santo, pro Brasil, até pra fora do Brasil. Eu fui pro México, fui convidado por todos os prefeitos do México e Argentina, pra mostrar o que nós fizemos na cidade da Serra. Ou seja: eu tô preparado junto com Andreza. Eu quero dar uma fala pra você, indeciso. Eu tô aqui junto com Andreza a minha vice, uma mulher, da área da segurança publica. Quando faço isso eu quero mostrar para você que tô sinalizando pra você que a segurança pública será a minha prioridade; uma jovem na politica. É importante isso, a gente fala muito em renovação. Tô trazendo essa jovem mulher e nós estamos, assim, preparados para isso. Esse Estado é maravilhoso. Esse estado é lindo demais! A gente tem sonhos grandes pra você, capixaba. Sonhos grandes. Nós temos que ser exemplo para esse Brasil e até pra fora do Brasil. Eu tô preparado. Já fiz, já mostrei isso. Estado está parado por questões de política. Esse Estado pode muito mais, é isso que quero que você entenda. Dinheiro tá sobrando. Esse Estado pode muito mais. Vem com a gente. Domingo agora é hora da virada. Que Deus continue nos abençoando."

ENTREVISTAS APÓS DEBATE

Após o término do debate, os candidatos falaram sobre as impressões do encontro.

O candidato Renato Casagrande (PSB) lamentou o que considerou como ataques organizados contra ele. "Bom número. 40 anos de debate e a gente poder apresentar nossas propostas. Infelizmente a gente teve que fazer um debate mais intenso porque os candidatos acabaram se organizando e culminando para poder atacar o meu governo. O meu governo teve muitos resultados e a população sabe disso. Então, por isso, a gente teve a oportunidade de apresentar tudo aquilo que a gente tá fazendo. Obrigado, TV Gazeta, pela oportunidade."

O candidato Manato (PL) classificou o encontro como produtivo. "Eu acho que foi um debate muito produtivo. Tivemos a oportunidade de falar dos nossos projetos de governo — um pouco, né, pelo sistema que foi —, mas estamos felizes. Eu acho que eu pude colocar as minhas posições e deixar o povo julgar e ver o que que eles acham. Dia 2 vamos ver o que vai acontecer."

Audifax (Rede) declarou que ficou feliz e empolgado por ter participado do debate. "Fiquei muito feliz. Quero agradecer a Deus essa oportunidade. Saio daqui muito empolgado. Entendo que eu passei o recado pra população. Peço a você o seu voto, sou candidato preparado para ser governador desse Estado. Tenho proposta para você. Me dá uma oportunidade que você vai ficar muito feliz, você e sua família."

Guerino Zanon, candidato do PSD, classificou o encontro como positivo. "Muito bom a oportunidade da gente conversar com todos os capixabas, falar um pouquinho das propostas, mostrar a realidade real do Estado do Espírito Santo. Mostrar que somos uma opção realmente para uma gestão segura nesse Estado do Espírito Santo. [...] E é com essa mentalidade que nos queremos governar o Estado do Espírito Santo. Pra isso, eu peço o seu voto."

Já o candidato Aridelmo (Novo) disse que aproveitou o debate para se apresentar como uma nova opção para os eleitores. "O debate serviu para colocar a diferença entre os candidatos. Aqueles que têm proposta, aqueles já estão há muito tempo na gestão e não fizeram e aqueles que estão entrando na política e se colocando à disposição para fazer o Espírito Santo que a gente sonha. O Aridelmo, no dia 2, vamos iniciar essa revolução social. Conto com você. Se você está indeciso, tem novidade. O Aridelmo é a novidade. Estamos aí a sua disposição e quero contar com o seu voto.

Com informações de Álvaro Guaresqui, g1 ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais