> >
Câmara de Apiacá pune vereadores envolvidos em briga

Câmara de Apiacá pune vereadores envolvidos em briga

Vereador Diego Pedrosa de Souza foi punido com um mês de suspensão ao uso da palavra nas sessões ordinárias e extraordinárias da casa de leis. Já Ivanildo Mendes de Oliveira, teve o mesmo direito suspenso por três meses

Publicado em 5 de maio de 2022 às 11:34

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Sessão da Câmara de Apiacá termina em briga de vereadores
Sessão da Câmara de Apiacá termina em briga de vereadores . (Reprodução/ Redes sociais)

Dois vereadores da Câmara de Apiacá, Diego Pedrosa de Souza (PV) e Ivanildo Mendes de Oliveira (PL), foram punidos com a suspensão do uso da palavra nas próximas sessões após um processo disciplinar para apuração de decoro parlamentar. No dia 18 de abril, os vereadores se envolveram em uma briga durante a sessão ordinária na data.

Diego Pedrosa de Souza foi punido com um mês de suspensão ao uso da palavra nas sessões ordinárias e extraordinárias da casa de leis. Já Ivanildo Mendes de Oliveira, teve o mesmo direito suspenso por três meses. No município, as reuniões no plenário acontecem às segundas-feiras.

O processo foi lido na última sessão, na noite da última segunda-feira (02), e aprovado por todos os vereadores presentes no plenário. Diego Pedrosa de Souza não compareceu. Ivanildo Mendes de Oliveira se pronunciou e pediu desculpas pelo episódio aos membros da Casa de Leis, sua família e eleitorado.

A BRIGA

A sessão ordinária da Câmara de vereadores de Apiacá no dia 18 de abril foi encerrada após a briga. O episódio foi gravado e ganhou repercussão nas redes sociais da cidade. O vereador Diego Pedrosa de Souza alegou ter sido agredido com socos desferidos pelo parlamentar ao lado dele, Ivanildo Mendes de Oliveira, que negou a agressão e disse apenas ter o segurado pela camisa.

As imagens mostram que o vereador Diego Pedrosa de Souza usa do tempo de resposta, de um minuto, e o presidente da Casa de Leis, Fabiano Basílio Zanardi (PL), pede que ele encerre o pronunciamento. Souza, entretanto, insiste na fala. “O senhor é muito autoritário, presidente. Estou usando a fala de Ivanildo e ele não falou hora nenhuma. Deixa eu falar rapaz, deixe de ser autoritário, prepotente e arrogante, rapaz. Você vai ter a resposta nas urnas, cara”, disse o vereador Diego Pedrosa.

Neste momento, o vereador Ivanildo pede licença para o vereador Diego para falar e o toca no braço. Diego diz que não precisa colocar a mão nele e a confusão começa com um tapa de Ivanildo Mendes de Oliveira no colega. Ivanildo se levanta e vai para cima de Diego. Algumas pessoas entram no plenário para separar a confusão.

O QUE DIZEM OS ENVOLVIDOS

Procurada pela reportagem de A Gazeta, o vereador Diego Pedrosa disse que repudia e lamenta a decisão do presidente da Câmara, Fabiano Zanardi. Ele justificou ausência alegando que fez um ofício ao presidente do legislativo para que ele pudesse pedir a presença da Polícia Militar, para garantir sua segurança. Como não havia militares, disse que preferiu não participar.

“Uma atitude totalmente parcial e desproporcional ao caso, tendo em vista que a quebra de decoro foi por agressão. O advogado que está a frente do caso vai entrar com um mandado de segurança para reverter esse absurdo contra mim e fazer com que a justiça cobre da Câmara que eles punam o agressor na proporção da sua quebra de decoro”, informou.

O vereador Ivanildo Mendes de Oliveira disse que o episódio o deixou envergonhado e que se arrepende do fato. “O presidente segue o regimento e tive consciência de que, de alguma forma, seria punido. Não é a primeira vez que Diego desacata alguém, mas reconheço que o ato não foi legal. Aceito a punição e espero que, de ambas as partes, digo por mim, que isso não se repita mais”, disse o vereador.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais