> >
Polícia prende delegada e policial condenadas pela Justiça por extorsão

Polícia prende delegada e policial condenadas pela Justiça por extorsão

A delegada aposentada Margareth Nogueira e a agente Yara Martins de Castro foram condenadas pela Justiça e tiveram a perda de função pública decretada

Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 12:24- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Viatura da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo
Polícia Civil ainda cumpre mandado de prisão expedido contra dois policiais civis envolvidos no caso. (Carlos Alberto Silva)

A delegada aposentada Margareth Nogueira e a agente de polícia Yara Martins de Castro foram presas na quarta-feira (10) pela Corregedoria Geral da Polícia Civil do Espírito Santo. As duas foram condenadas pela Justiça por extorsão e tortura.

O investigador Nilton Gomes dos Santos e o agente de polícia Gilson Rodrigues Barcelos são procurados pelos mesmos crimes.  De acordo com a Polícia Civil, Margareth foi condenada a aproximadamente 14 anos prisão.  Já Yara, Nilton e Gilson devem ficar 11 anos presos. Todos tiveram perda de função pública decretada. 

"Quanto ao Nilton e ao Gilson, eles não foram localizados em seus endereços, mas diligências estão em andamento para que eles se apresentem. Os mandados de prisão são por crimes de extorsão e tortura", informou a Polícia Civil, por nota. 

O PROCESSO

De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), ainda em fevereiro de 2014, consta nos autos que, nos dias 22 e 23 de julho de 2009,  a delegada e os três policiais condenados mantiveram uma mulher e um homem detidos ilegalmente na Delegacia de Polícia de Jardim América, em Cariacica.

De acordo com a denúncia, não houve lavratura do Auto de Prisão em Flagrante. Além disso, os detidos ficaram com os pés e mãos algemados durante todo o tempo. No local, os policiais exigiram o pagamento de R$ 10 mil reais para liberá-los.

A delegada impunha à mulher, que mantinha um curso de supletivo a distância, a acusação de venda de diplomas falsos. No segundo dia em que mantiveram as vítimas detidas, um advogado informou a mulher que havia conseguido convencer a delegada Margareth a reduzir a exigência para R$ 5 mil.

“Diante de toda a pressão, o pai (de uma das vítimas), em uma verdadeira corrida contra o tempo, contando com a ajuda de parentes e amigos, juntou o dinheiro exigido e entregou ao advogado acusado, que repassou para a delegada Margareth. Somente após isso, as vítimas foram liberadas”, informou a juíza titular da Primeira Vara Criminal de Cariacica, Eliana Ferrari Siviero, em sua decisão.

A magistrada destacou que “nenhum documento formal foi produzido na Delegacia, pelo contrário, toda a negociação espúria foi realizada somente com base em contatos e conversas que a delegada tentou manter sem registro (…) Como houve um conluio entre todos os acusados para constranger as vítimas, mediante grave ameaça ou violência, verifico que todos eles cometeram o crime de extorsão”, pontuou a magistrada.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais