> >
Polícia flagra desmatamento de 19 mil m² de floresta em Domingos Martins

Polícia flagra desmatamento de 19 mil m² de floresta em Domingos Martins

Proprietário não tinha autorização para fazer a derrubada e foi preso. Denúncia foi feita ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e a polícia precisou de dois dias de fiscalização para fazer o flagrante

Publicado em 14 de abril de 2021 às 20:30- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Área desmatada em Domingos Martins
Área desmatada em Domingos Martins. (Rafael Zambe | TV Gazeta)
Roger Santana
[email protected]

Uma área de 19 mil metros quadrados de floresta foi desmatada no entorno do Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo. O proprietário não tinha autorização para fazer a derrubada e foi preso.

A denúncia foi feita ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). A Polícia Militar Ambiental foi ao local no final de semana e precisou de dois dias de fiscalização para fazer o flagrante.

"No primeiro dia, no mesmo local, estava o desmate. Foi feito o boletim, mas não havia ninguém no local. No segundo dia de fiscalização, o pessoal passou por lá novamente e encontrou os cinco homens, um com moto serra e os outros ajudando a queimar e a derrubar as árvores", descreveu o subtenente Ricardo, que estava na operação.

Os cinco homens encontrados na propriedade foram levados para a delegacia e liberados. O proprietário chegou a ser levado para o Complexo Prisional de Viana, mas foi liberado após uma audiência de custódia. A área foi embargada e o proprietário deverá recuperar a parte desmatada.

Em dezembro, a prefeitura de Santa Teresa, na mesma região, denunciou o desmatamento para a construção de condomínios. Em dois anos, o município recebeu mais de 100 denúncias de compra e venda de terrenos irregulares, bem maiores que os 30 mil metros quadrados permitidos pelo município.

Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em 2019 e 2020 foram derrubados mais de 150 hectares de mata, o que representa menos de 1% da área florestal do Estado.

Este vídeo pode te interessar

O governador Renato Casagrande (PSB) assinou um documento em que governadores brasileiros pedem ajuda internacional para desenvolver políticas de proteção ao clima. A carta será endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sugerindo uma parceria com o país para implantação de um modelo econômico mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais