Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

De tráfico a violência doméstica

Operação contra facções prende 25 e cumpre 48 mandados no Norte do ES

Ação da Polícia Civil cumpre 27 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão; diligências seguem nesta quinta-feira (27)

Publicado em 27 de Agosto de 2026 às 07:06

Jaciele Simoura

Publicado em 

27 ago 2026 às 07:06

Vinte e cinco pessoas foram presas no Norte do Espírito Santo, durante a Operação Sentinela Norte, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (27) contra facções criminosas e crimes violentos. A ação começou em São Mateus, Linhares e Rio Bananal, onde ocorreram as prisões, e seguiu em outros municípios da região. Ao todo, foram 48 mandados: 27 de prisão e 21 de busca e apreensão. 


A operação também teve diligências em Fundão, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Sooretama, Jaguaré, Vila Valério, Conceição da Barra e Pedro Canário. Em Linhares, foram cumpridos 17 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão. Em São Mateus, foram seis mandados de prisão, dois de busca e apreensão e três de internação provisória. Já em João Neiva, foram nove mandados de busca e apreensão.


Segundo o superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Leonardo Malacarne, as ordens judiciais estão relacionadas a investigações de tráfico de drogas, homicídio, organização criminosa, lavagem de dinheiro, posse irregular de arma de fogo e violência doméstica.

A operação foi coordenada pela Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) e busca reunir provas, identificar a cadeia de comando das organizações criminosas e contribuir para a conclusão dos inquéritos. As diligências também podem resultar em prisões em flagrante caso sejam identificados crimes durante a ação.


Participaram da operação equipes das 13ª, 16ª e 18ª Delegacias Regionais, responsáveis por Aracruz, Linhares e São Mateus, respectivamente, além do apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).

Mais de 7 kg de maconha apreendidos

Em Linhares e Rio Bananal, 19 pessoas foram presas durante as diligências. Um adolescente também foi apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas. Entre as ordens judiciais cumpridas na região, estavam mandados relacionados a tráfico de drogas, roubo, estupro e tentativa de homicídio.


Em um dos imóveis investigados, foram encontrados mais de sete quilos de maconha, além de mais de meio quilo de cocaína, crack e um revólver. O caso resultou em prisão em flagrante.

Suspeito de incendiar viatura é preso em Linhares

Também em Linhares, no bairro Santa Cruz, foi preso um homem investigado pelo incêndio de uma viatura policial. O suspeito confessou o crime durante o cumprimento das ordens judiciais e voltou a confessar posteriormente na presença de um advogado.


A investigação aponta ainda que o homem consumia e compartilhava na internet conteúdos relacionados a ataques. Celular e computador do suspeito foram apreendidos e serão analisados para verificar, entre outros pontos, a dimensão dos grupos dos quais ele participava e se há outros envolvidos.

Veja Também 

Sorteio da Mega-Sena 3.069

Mega-Sena 3.069: confira os números sorteados neste domingo (11)

Homem morre afogado na Praia de Itaparica, em Vila Velha

Homem é encontrado morto na Praia de Itaparica, em Vila Velha

Bloqueio ocorre na altura da loja Obramax, no sentido Viana, para avanço das obras do Trevo de Alto Lage

Avenida Mário Gurgel terá interdição total em Cariacica; veja desvio

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Uma agenda para o futuro do Brasil
Imagem de destaque
O que os resultados das eleições projetam para as questões trabalhistas
Imagem BBC Brasil
Papa Leão 14 será submetido a cirurgia para retirar nódulo do pulmão

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados