> >
PM é afastado após agredir homem e mulher em praça de Domingos Martins

PM é afastado após agredir homem e mulher em praça de Domingos Martins

Cena foi gravada por um morador na manhã de quarta-feira (27) e divulgada nas redes sociais; PM dá tapa na cara de mulher e socos em homem em uma praça do Centro da cidade

Publicado em 28 de março de 2024 às 11:59- Atualizado há um mês

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Polícia Militar afastou preventivamente o policial militar flagrado agredindo um homem e uma mulher negros em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo. A cena foi gravada por um morador na manhã de quarta-feira (27) e divulgada nas redes sociais. O nome do PM que aparece na gravação não foi divulgado.

O afastamento ocorre após a Polícia Militar analisar a denúncia e as imagens apresentadas. A corporação garantiu ainda que o caso será devidamente apurado pela Corregedoria. 

"O governo do Estado ressalta que não compactua com violência praticada por funcionários públicos de qualquer natureza, seja ela fora ou, especialmente, no exercício da função. Todas as medidas cabíveis relativas ao fato serão tomadas", manifestou a Polícia Militar em nota.

Policial militar deu tapa na cara de mulher e socos em homem em Domingos Martins, Região Serrana do Espírito Santo
Policial militar deu tapa na cara de mulher e socos em homem em Domingos Martins, Região Serrana do Espírito Santo. (Leitor A Gazeta)

Na tarde desta quinta-feira (28), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, informou que um segundo policial militar que aparece no vídeo também foi afastado das funções nas ruas e atuará somente nas atividades administrativas. 

O caso será apurado por inquérito policial já instaurado. Ao todo, o responsável pelo inquérito tem 40 dias para analisar toda a documentação e pode prorrogar o procedimento por mais 20 dias. 

"Quando for concluído, o encarregado do inquérito vai verificar se houve crime militar ou falta disciplinar. Se for concluído crime militar, será encaminhado ao Ministério Público da Polícia Militar. Em caso de transgressão disciplinar será aberto procedimento administrativo na Corregedoria para apuração de falta administrativa. Ou pode ser concluído que os dois casos ocorreram", afirmou o comandante. 

Em relação à atitude dos policiais, o coronel explicou que a ação não é a premissa da corporação. "Nunca foi, não é e nunca será o procedimento da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A PM é ordeira, legalista, disciplinar e cidadã que e preza pelo respeito aos direitos humanos", disse. O homem que apanhou do agente foi levado à delegacia onde foi realizado o termo policial e depois  liberado. Já a mulher saiu do local logo após o caso. 

Policial agrediu homem e mulher 

No vídeo é possível ver o homem e a mulher sentados em uma escadaria no Centro de Domingos Martins e o policial militar em pé na frente dela gritando "Fala de novo". A mulher então questiona "Vai me bater por quê?". O policial então manda ela calar a boca, dá um tapa no rosto dela e diz: "Aqui ninguém se cria, não".

O rapaz se levanta e o policial militar vai atrás dele, dá um soco em sua barriga e o empurra na escadaria. Após cair e sentar, o homem levanta novamente e o policial manda ele sentar. Após ser novamente empurrado pelo policial na escadaria, o homem diz que não está fazendo nada e questiona a abordagem. "Você me bateu já e eu não fiz nada", diz. 

O homem afirma que vai denunciar o policial no Ministério Público do Espírito Santo (MPES). A mulher complementa, dizendo que o policial é corrupto, mentiroso, e afirma que a abordagem está filmada. Depois disso, o policial empurra o rapaz novamente, dá socos, chute e até um golpe de "mata-leão". Outro agente chega e os policiais algemam e detêm o homem.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais