> >
Donos de clínica são presos pela 2ª vez por manterem internos em cárcere privado no ES

Donos de clínica são presos pela 2ª vez por manterem internos em cárcere privado no ES

Três pessoas foram presas na tarde desta quarta-feira (24) após uma ação da Polícia Civil na cidade de Piúma, no Sul do Estado

Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 11:45

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Donos de clínica são presos por manterem internos em cárcere privado em Piúma
Donos de clínica são presos por manterem internos em cárcere privado em Piúma. (Divulgação/PCES)
Sara Oliveira
Repórter / [email protected]

Dois donos de uma clínica de reabilitação, além de uma enfermeira, foram presos em Piúma, pela segunda vez, no Sul do Estado, por manterem internos em cárcere privado e desobedecerem ordem judicial que não permitia que recebessem mais internos. As prisões foram feitas pela Polícia Civil, em atendimento a um pedido do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e os envolvidos foram encaminhados ao sistema prisional.

De acordo com a PCES, os policiais civis foram até a clínica terapêutica, localizada no bairro Praia de Acaiaca, para verificar o número de internos presentes, além de informações sobre as datas de acolhimento, uma vez que, conforme informações do MPES, a instituição foi intimada a não receber novos internos.

Ao chegarem no local, vários internos informaram que estavam na clínica contra a vontade, além de relatarem terem entrado após a data imposta pelo MPES.

Aspas de citação

A internação compulsória é feita somente por ordem judicial ou com cumprimento de centenas de outros requisitos, como parecer médico, o que em caso concreto ali não ocorreu

Delegado David Gomes
Titular da Delegacia de Piúma
Aspas de citação

Segundo a Polícia Civil, todos os internos que declararam estar em cárcere privado foram levados à delegacia para prestar depoimento. Os responsáveis pelo local também foram encaminhados à delegacia. "A gente determinou que se encaminhasse os internos que estavam manifestando interesse de ir embora para a delegacia e lá eles informaram que estavam sendo dopados contra a vontade, inclusive dois deles denunciaram que presenciaram uma cena de estupro por parte de um dos monitores",  aponta o delegado.

Donos já tinham sido presos

De acordo com o titular da delegacia de Piúma, delegado David Gomes, os donos do local já tinham sido presos anteriormente, por sequestro e cárcere privado de quatro indivíduos. Os dois foram colocados em liberdade em uma audiência de custódia, em abril do ano passado, mas não podiam receber novos internos.

Após a identificação do descumprimento nessa quarta-feira (24), duas mulheres, de 25 e 32 anos, e um homem, de 53 anos, foram autuados em flagrante por cárcere privado e desobediência de ordem judicial, sendo encaminhados ao sistema prisional.

Segundo a PCES, os prontuários com informações dos internos foram apreendidos e, após os procedimentos legais, as vítimas ficaram sob a responsabilidade da assistência social do município de Piúma. As investigações seguem em andamento para apurar, ainda, supostos crimes de tráfico de drogas e estupro no local. Demais informações devem ser solicitadas ao Ministério Público (MPES).

Na tarde desta quinta-feira (25), o delegado de Piúma, David Gomes, informou que os três presos já passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão convertida em preventiva, permanecendo presos por tempo indeterminado.

Procurada, a defesa da clínica declarou que foi surpreendida com toda a atitude policial e agora segue analisando a situação processual para dar sequência na defesa.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais