> >
Após meses tranquilos, Brejetuba registra semana violenta

Após meses tranquilos, Brejetuba registra semana violenta

Foram quatro assassinatos em 10 dias. Segundo a Polícia Civil,  número de mortes violentas é crescente nesta época do ano, por conta do aumento populacional devido à colheita de café

Publicado em 11 de setembro de 2020 às 18:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Município de Brejetuba, Região Serrana do Espírito Santo
Município de Brejetuba, Região Serrana do Espírito Santo, viu o número de assassinatos crescer nos primeiros dias de setembro. (Divulgação/ PMB)

Quatro assassinatos em um intervalo de apenas 10 dias. Este é o panorama do mês de setembro no município de Brejetuba, na Região Serrana do Estado. A pacata cidade, que seguia sem registros de mortes violentas desde agosto, sofreu um aumento no número de homicídios nos últimos dias. Para a polícia, o crescimento de crimes nesta época do ano é comum, por conta da colheita do café.

O primeiro registro do mês, aconteceu no dia 02. Um homem foi assassinado a tiros no distrito de São Jorge, quando estava em um bar.

Cinco dias depois, na segunda-feira (07), o corpo de Ailton Francisco de Paula, de 51 anos, foi encontrado às margens da rodovia ES 462, na localidade de Marapé. A vítima foi esfaqueada com uma faca que possuía e o carro estava queimado próximo ao corpo.

O terceiro assassinato aconteceu na noite do dia seguinte (08). Um jovem foi morto a tiros por volta das 19h dentro de casa, na localidade de Vila Cedro.

Na quarta-feira (09), outro rapaz foi morto a tiros. Desta vez, o crime aconteceu na localidade de São Domingos. A vítima foi encontrada por populares no dia seguinte. O corpo estava com os pés e mãos amarrados, dentro de uma vala. Além disso, o órgão genital havia sido decepado. O autor do crime, que tinha uma rixa antiga com a vítima foi preso nesta quinta-feira (10) com o apoio da Polícia Militar.

INVESTIGAÇÃO

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Brejetuba tem 12.427 moradores. A pequena cidade vinha registrando baixos índices de mortes, de acordo com a Polícia Civil. Para se ter ideia, dois homicídios foram registrados em fevereiro e em julho, apenas uma morte.

O crescimento de casos, porém, é esperado pela polícia nesta época do ano. “Esse número de mortes nesta época é comum em virtude da panha de café, esse ano tem sido até mais tranquilo por conta da pandemia e vieram menos pessoas de fora na cidade. Há a chegada de pessoas que não são da comunidade e que às vezes não se sabem as referências”, mencionou o delegado de Brejetuba, Cláudio Rodrigues.

Boa parte da população de Brejetuba vive na zona rural. O município tem mais de 508 propriedades que produzem café arábica de qualidade, principal atividade econômica da cidade. Para a grande demanda na colheita do grão, cerca de cinco mil pessoas são contratadas nesta época, de acordo com o município. 

Este vídeo pode te interessar

Para ele, o empenho em conjunto das polícias civil e militar tem contribuído para a solucionar os crimes. “Em cinco meses, de maio a setembro, mais de 10 inquéritos de homicídios foram concluídos. Infelizmente tivemos esse acréscimo súbito. Mas, que serão todos solucionados em breve”, disse o delegado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais