> >
Varredura não encontra óleo em praias do Norte do ES na manhã desta terça

Varredura não encontra óleo em praias do Norte do ES na manhã desta terça

Previsão é de que machas de óleo que atingiram o Nordeste do país cheguem ao litoral do Espírito Santo nesta semana

Publicado em 5 de novembro de 2019 às 16:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Praia da Costa Dourada, em Mucuri. Município é vizinho de Conceição da Barra, no ES. (Divulgação/Prefeitura de Mucuri)

Segundo o superintende do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Espírito Santo, Diego Libardi, o monitoramento é feito de forma constante.

Equipes e voluntários trabalham para conter manchas na praia Pedra de Xaréu, no município do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco(ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO)

“Nós temos várias formas de monitoramento. Temos uma empresa que presta serviço para a Petrobras que faz as varreduras em todas as praias. E os municípios estão fazendo o monitoramento de forma intensa. Não temos relato de nenhum vestígio de óleo por enquanto”, disse.

CONCEIÇÃO DA BARRA

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Tebaldi, informou que as notícias que chegam dos municípios do extremo Sul da Bahia também são boas. A Prefeitura de Conceição da Barra não descarta uma eventual chegada de resíduos, mas garante que se chegar o município está preparado para uma resposta imediata.

“Segundo informações divulgadas nos grupos de monitoramento de que fazemos parte, as praias daquela região não receberam resíduos na última virada de maré e encontram-se limpas”, destacou o secretário.

Este vídeo pode te interessar

Nesta terça-feira, na agenda do Gabinete de Gestão de Crise do Município está prevista a continuidade do monitoramento das praias; fortalecimento e realização de reuniões com o setor pesqueiro e turístico; participação de importante agenda com o governo do Estado e Federal para finalizar os ajustes de logísticas, equipamentos, estrutura operacional integrada, caso seja necessário realizar ação de limpeza e destinação final ambientalmente correta dos resíduos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais