> >
MPES investiga corrupção no setor de coleta de lixo em 4 cidades do ES

MPES investiga corrupção no setor de coleta de lixo em 4 cidades do ES

Sete mandados de buscas e apreensões estão sendo cumpridos nos municípios

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 12:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Operação Varredura, em Montanha, no Norte do Estado . (Divulgação)

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (26), a terceira fase da Operação “Varredura”, denominada “Retomada”, nos municípios de Montanha, São Gabriel da Palha, Colatina e João Neiva. A ação é comandada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte) e da Promotoria de Justiça de Montanha, com participação e apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES.

 

Estão sendo cumpridos sete mandados de buscas e apreensões com o objetivo de apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos visando apurar a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude à licitação, tráfico de influência, dentre outros no setor de coleta e tratamento de resíduos sólidos.

Ao todo, cinco promotores de Justiça e 16 policiais do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, além de outros servidores participam da operação.

ENTENDA O CASO

A primeira fase da Operação Varredura foi deflagrada pelo MPES no dia 29 de agosto de 2017, nos municípios de São Mateus, Jaguaré, São Gabriel da Palha e Vila Velha. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e três de conduções coercitivas, deferidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de São Mateus.

O objetivo foi apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais para apurar a prática, em tese, de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude a licitação, tráfico de influência, dentre outros.

O nome da operação é uma referência à necessidade de varrer a corrupção no setor de coleta e tratamento de resíduos sólidos em municípios do Estado.

No dia 31 de agosto de 2017, foi deflagrada a segunda fase da operação, nos municípios de Ponto Belo, São Gabriel da Palha e Baixo Guandu.

Este vídeo pode te interessar

Foram cumpridos cinco mandados de buscas e apreensões, cinco mandados de conduções coercitivas e dois mandados de prisão preventivos. O empresário Richelmi Milke, dono da empresa RT Empreendimentos e Serviços Ltda, foi preso em São Gabriel da Palha. Também foram apreendidos documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais