ASSINE

Capixaba nota 1000 na redação do Enem dá dicas para fazer bom texto

A jovem Raquel Araújo Merisio, de 20 anos, é a única estudante do Espírito Santo que atingiu nota máxima na prova. Natural de Linhares, no Norte do Estado, a estudante mudou-se para Vitória para se preparar

Publicado em 20/01/2020 às 21h22
Atualizado em 21/01/2020 às 10h00
Raquel Araújo Merisio é a única moradora do Estado que atingiu nota máxima. Crédito: Reprodução/ TV Gazeta Norte
Raquel Araújo Merisio é a única moradora do Estado que atingiu nota máxima. Crédito: Reprodução/ TV Gazeta Norte

A divulgação da notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi inesquecível para Raquel Araújo Merisio, de 20 anos. A estudante capixaba foi a única no Estado, e uma das 53 pessoas de todo o país a alcançar a façanha de tirar nota máxima na redação. Segundo o Ministério da Educação, 3,9 milhões de candidatos participaram da prova.

Natural de Linhares, no Norte do Estado, a estudante mudou-se para Vitória para se preparar para a prova em uma escola da Capital. Raquel contou que aguardava uma nota boa na redação, mas a nota máxima foi uma surpresa.

Qual é o segredo para tirar nota 1000 na redação do Enem? Na avaliação da estudante, a preparação é fundamental. Ela conta que chegou a estudar oito horas por dia e fazer três textos por semana para se preparar para o exame. Além disso, ela destaca outras características fundamentais para um bom texto.

Raquel Araújo Merisio

Estudante 

"É muito importante se atentar à gramática e à estrutura do texto. Isso é decisivo para ser um texto de qualidade ou não"

Raquel também afirma que referências históricas são importantes para um texto melhor.

“Eu estudei muito temas e notícias da atualidade e isso é importante, mas ter referências históricas e noção do que falavam pensadores e filósofos deixa o texto mais rico”, afirma.

TEMA FOI SURPRESA

Mesmo com a preparação, a estudante afirma que se surpreendeu com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil", utilizado no Enem 2019.

“Eu não esperava esse tema, aguardava alguma coisa ligada à educação, mas consegui fazer um bom texto abordando questões ligadas à vulnerabilidade social onde muitas pessoas não têm acesso ao cinema ou cultura de qualidade”, contou a estudante sobre a sua redação.

Ela ainda reforçou que para evitar temas desconhecidos a dica é treinar vários assuntos, para não ficar tentando adivinhar o que vai cair.

A jovem agora aguarda o resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para concorrer à sonhada vaga no curso de Medicina.

REDAÇÃO

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), instituto que organiza a prova, a nota média obtida pelos candidatos na redação em 2019 foi de 592,9 pontos. Cerca de 143 mil participantes tiraram nota zero na redação em 2019.

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.