> >
Aracruz vai usar boias de contenção no litoral para tentar conter óleo

Aracruz vai usar boias de contenção no litoral para tentar conter óleo

Secretário municipal de Meio Ambiente explicou que intenção é usar as boias junto com redes capazes de impedir que óleo chegue às praias, rochas e manguezais da cidade

Publicado em 4 de novembro de 2019 às 19:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Boias de contenção estocadas em Barra do Riacho, Aracruz. (Dallete Ribeiro Blank)

As manchas de óleo que castigaram diversas praias do Nordeste já chegaram a Nova Viçosa, no sul da Bahia. A proximidade do município baiano com o Espírito Santo acendeu o alerta máximo e faz cidades do Norte do Estado agilizarem as ações preventivas para tentar conter o possível avanço da substância no litoral capixaba.

Em Aracruz, a prefeitura montou um gabinete de crise e uma das ações planejadas é usar boias de contenção no mar, junto com redes que funcionariam como “saias”  para tentar impedir que o óleo atinja as praias, as rochas e os manguezais da cidade.

DESAFIO

O secretário municipal de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins, explicou que segurar esse óleo é um grande desafio. Isso porque as boias conseguem conter o óleo que está na superfície da água.

“Esse petróleo cru tem uma característica de ser mais denso que a água do mar e ele está escoando na coluna d’água, ou seja, embaixo da superfície da água. Então, as boias que a gente tem disponíveis não surtem efeito, não conseguem segurar esse óleo que está escoando e passa por debaixo delas. O que a gente está estudando são alternativas que já foram implementadas no Nordeste, e tiveram sucesso em parte – mas houve também falhas. A ideia é criar uma ‘saia’ que se fixe a essas boias, para que essa saia faça a retenção do óleo que vier a atingir o nosso litoral”, ressaltou.

PROTEÇÃO DE ROCHAS

Além de evitar que a substância chegue nas praias, a ideia é proteger ainda as rochas presentes nos balneários de Aracruz.

“A preocupação maior é com nosso manguezal e com essa formação de rochas, que a gente chama de laterística, que tem os recifes de corais onde, se esse óleo chegar e entrar em contato, terá uma adesão que vai ser muito mais difícil a sua retirada do que na praia, no cordão arenoso”, destacou.

Se as de óleo manchas atingirem os corais, Martins disse que a limpeza será muito difícil por conta das marés. “Teríamos períodos específicos para acessar essas rochas. Por isso, é um problema enorme que a gente tem que atuar de forma preventiva para não sofrer depois uma dificuldade elevada para retirar esse material”, ressaltou o secretário.

PLANO DE AÇÃO MUNICIPAL

Ainda de acordo com Martins, as ações estão em fase de estruturação e a prefeitura pretende já deflagrar o plano de ação municipal.

“Instituímos um gabinete de crise, onde a gente tem diversas ações a serem implementadas, e já trabalhar a partir desta semana com a iniciativa privada para a gente tentar amadurecer essa ideia de ter uma boia junto com uma rede, uma ‘saia’, que possa fazer a contenção das manchas de óleo”, finalizou.

Com informações de Eduardo Dias, da TV Gazeta Norte.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais