> >
Incêndio destrói aviário com 90 mil aves em Santa Maria de Jetibá

Incêndio destrói aviário com 90 mil aves em Santa Maria de Jetibá

Fogo começou por volta das 3h da manhã e rapidamente se alastrou no galpão pertencente à empresa Ovos Pommer. Estimativa inicial é de que 2/3 das aves morreram com o fogo

Publicado em 9 de janeiro de 2020 às 13:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Os Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá tiveram muito trabalho para conter o incêndio em um dos galpões da Ovos Pommer. (Internauta)
Incêndio destrói aviário com 90 mil aves em Santa Maria de Jetibá

Um incêndio ocorrido na madrugada desta quinta-feira (9) destruiu boa parte de um dos aviários da Ovos Pommer, em Santa Maria de Jetibá, cidade localizada na Região Serrana do Estado, e matou pelo menos dois terços das 90 mil aves que eram criadas no local.

Segundo Neusa Berger, esposa de Marcos Antônio Berger, um dos três irmãos que administram a empresa, o incêndio foi notado por um vigia pouco depois das 3h da madrugada e rapidamente se alastrou.

Aspas de citação

O vigia percebeu um foco em um dos nossos galpões e nos avisou. O fogo se espalhou muito rápido e quando chegamos no local, já estava em chamas. Meu marido e o irmão, aflitos com a situação, chegaram a tentar apagar o fogo com uma mangueira. Felizmente os Bombeiros Voluntários da cidade foram rápidos, chegaram no aviário em uns 20 minutos, e conseguiram controlar o incêndio, mas infelizmente muitas aves morreram. Por volta das 5h30 não tinha mais fogo

Neusa Berger
Esposa de um dos donos da Ovos Pommer
Aspas de citação
Assim que amanheceu, ainda era possível notar fumaça saindo do aviário que pegou fogo. (Internauta)

A ação rápida no controle das chamas evitou que todas as aves morressem, mas o prejuízo material foi grande, disse a representante da empresa avícola. O galpão incendiado fica na localidade de São Sebastião e faz parte da primeira linha de produção da granja da empresa fundada em 1964, por Erasmo Berger.

"Eles (Bombeiros Voluntários) fazem um trabalho que merece ser destacado. Tínhamos o temor de que o fogo se espalhasse porque esse aviário incendiado fica próximo de outros 12, além da área de classificação dos ovos e também do depósito. Poderia ter ocorrido algo pior, mas o empenho deles evitou que isso acontecesse como também salvou a vida de muitas aves. Agradecemos também à Prefeitura que disponibilizou um caminhão-pipa e também aos produtores próximos que nos ajudaram da forma que puderam. Sobre os prejuízos, ainda não calculamos, mas foi grande", complementou.

Praticamente toda a estrutura do aviário foi destruída pelo fogo . (Internauta)

Este vídeo pode te interessar

O município de Santa Maria de Jetibá é o maior produtor de ovos no Espírito Santo e o segundo do país. Apenas a Ovos Pommer, que tem esse nome em homenagem à Pomerânia, região entre o Norte da Alemanha e Polônia, e de onde vieram muitos imigrantes que colonizaram a cidade, tem produção diária superior a um milhão de ovos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais