> >
Rio aparece com coloração roxa e causa susto em Santa Maria de Jetibá

Rio aparece com coloração roxa e causa susto em Santa Maria de Jetibá

Moradores da cidade enviaram fotos e vídeos que mostram a cor estranha na água do Rio São Luís, que é afluente do Rio Santa Maria da Vitória

Publicado em 8 de janeiro de 2020 às 12:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rio aparece com coloração roxa em Santa Maria de Jetibá. (Edilson Peixoto)

Moradores de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo, ficaram assustados com o rio no centro da cidade. As águas do Rio São Luís ficaram roxas na manhã desta quarta-feira (8). A equipe de fiscalização da prefeitura da cidade informou que o problema partiu de uma oficina mecânica. 

O proprietário, ao lavar um tambor que originalmente armazenava corante para tingimento de papel, descartou essa água com o resto da substância na drenagem do estabelecimento e esse líquido alcançou o Rio São Luis, que é afluente do Rio Santa Maria da Vitória. A prefeitura coletou água do rio e encaminhou para um laboratório que fará a análise química.

O fotógrafo Edilson Peixoto é um dos moradores que fizeram imagens da situação do rio. "Estava passando pela ponte que passa em cima do Rio São Luiz e fiquei surpreso quando vi a cor. Está assim em toda a cidade", contou Edilson, que disse, no entanto, não ter sentido nenhum odor diferente na água.

A Prefeitura de Santa Maria de Jetibá disse que o abastecimento no município não será interrompido porque a captação de água pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) é realizada numa região acima do local atingido. De acordo com  a prefeitura, o proprietário da oficina mecânica prestou esclarecimentos voluntariamente.

A prefeitura informou que ele será notificado e multado porque o tambor que ele iria reutilizar não poderia ser reaproveitado. A empresa que doou o tambor para o proprietário também será responsabilizada, de acordo com a prefeitura, que ainda não revelou o valor das multas.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi procurada para informar se o abastecimento de água na região Serrana e na Grande Vitória será afetado. Em nota, a Cesan disse que monitora continuamente todos os locais onde capta água para abastecer os municípios e que nenhuma alteração foi detectada nos pontos de captação da empresa no Rio Santa Maria da Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Rio aparece com coloração roxa em Santa Maria de Jetibá. (Internauta)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais