> >
Vale tem até sexta-feira para explicar fumaça vermelha em Vitória

Vale tem até sexta-feira para explicar fumaça vermelha em Vitória

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) deu à mineradora prazo de 96 horas (quatro dias) para que entregue um relatório informando as medidas tomadas, as causas e consequências do acidente, além de ações de prevenção

Publicado em 14 de janeiro de 2020 às 11:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fumaça de cor vermelha próximo à Vale. (Ouvinte/Rádio CBN Vitória)
Vale tem até sexta-feira para explicar fumaça vermelha em Vitória

A mineradora Vale tem até a próxima sexta-feira (17) para dar explicações ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) sobre a fumaça vermelha que foi vista na área da empresa na Unidade Tubarão, em Vitória, na tarde desta segunda-feira (13).

Segundo o Iema, a mineradora fez um comunicado ao Instituto, via e-mail, às 14h46 de segunda-feira, relatando a emissão visível de fumaça. A Vale informou ao órgão que a ocorrência durou pouco mais de dois minutos.

A partir dessa notificação, começou a contar um prazo de 96 horas (quatro dias) dado pelo Iema à Vale para que a mineradora entregue um relatório informando quais medidas foram tomadas e as causas do acidente, assim como as consequências e a prevenção de ocorrências futuras.

"O Iema ratifica que a Vale tem a obrigação de fazer a comunicação ao Instituto em atendimento às condicionantes do Licenciamento Ambiental", explicou o órgão em nota enviada para A Gazeta.

O Iema afirmou ainda que só poderá tomar alguma medida após avaliação deste relatório que será encaminhado pela Vale.

Este vídeo pode te interessar

A mineradora Vale foi procurada pela reportagem, mas ainda não havia se pronunciado até as 10h30 desta terça-feira (14). Na segunda-feira, a empresa disse que as causas ainda estavam sendo apuradas e que tomou imediatamente todas as medidas para interromper a emissão, além de comunicar aos órgãos competentes.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais