> >
Vacinas de rotina voltam aos postos de saúde da Grande Vitória

Vacinas de rotina voltam aos postos de saúde da Grande Vitória

A orientação de suspensão das vacinas de rotina partiu do Ministério da Saúde, que solicitou que o atendimento só retornasse na próxima quinta-feira (16). Veja quando e como irá funcionar o serviço nos municípios da Grande Vitória

Publicado em 15 de abril de 2020 às 12:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.
Vacinação contra várias doenças voltam a estar disponíveis. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Como forma de prevenção ao novo coronavírus, as vacinas de rotina, como tetravalente, poliomielite, tríplice viral, hepatite e febre amarela, entre outras, estavam suspensas temporariamente desde o dia 24 de março de 2020. A orientação partiu do Ministério da Saúde, que solicitou que o atendimento só retornasse na próxima quinta-feira (16). Veja quando e como irá funcionar o serviço nos municípios da Grande Vitória.

VITÓRIA

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vitória informou, por nota, que as vacinas de rotina voltarão a ser ofertadas a partir desta quinta-feira (16) em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação, apenas no período da tarde. Para ter o atendimento, é necessário fazer o agendamento online pelo link do portal da Prefeitura ou pelo aplicativo da PMV.

VILA VELHA

A Prefeitura de Vila Velha confirmou que as vacinas de rotina que estavam suspensas por orientação do Ministério da Saúde serão retomadas a partir desta quinta-feira (16).  Para o serviço,  a Secretaria Municipal de Saúde pediu que os usuários evitem aglomerações próximas às salas de vacinas para a  segurança dos pacientes.

"Serão realizadas as vacinas contra doença meningocócica, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, difteria, poliomielite e as demais que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. Todas estarão disponíveis, de acordo com cronograma próprio de cada sala de vacina", informou a Prefeitura, por nota.

Vacina
Vacinas contra doença meningocócica, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, difteria, poliomielite estarão disponíveis. (Freepik)

Em Vila Velha a vacinação de rotina será realizada nas 17 unidades da Rede Municipal de Saúde, das 7h às 16h30. Não será necessário agendamento do serviço e basta levar o paciente em uma das unidades mais próxima.

“Não estamos em falta de nenhuma vacina. Portanto, caso procure sua Unidade de Saúde e perceba que a demanda está grande, busque voltar outro dia, evitando aglomeração e uma possível contaminação por coronavírus. Reforçamos que a vacina contra gripe (influenza) só será administrada em postos volantes extra muro, conforme orientação do Ministério de Saúde”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Semsa, Giovana Seabra Ramalho.

Vacinas de rotina voltam aos postos de saúde da Grande Vitória

CARIACICA

Já a Prefeitura de Cariacica, informou que também seguia a recomendação de suspensão das vacinas de rotina do Ministério da Saúde, mas que  o serviço retorna nesta quinta-feira (16). As vacinas serão ofertadas em sete Unidades de Saúde, de 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. Nessas unidades só haverá vacinação de rotina, o público da vacinação de influenza será direcionado para outras unidades.

SERRA

Na Serra, a prefeitura informou que nesta quinta-feira (16), as vacinas de rotina voltam a ser aplicadas normalmente nos serviços de saúde municipais. Segundo a Secretaria de Saúde, haverá locais apropriados para que o acesso a esses pontos de vacinação sejam independentes uns dos outros, evitando dessa forma o contato e a aglomeração entre os usuários dos serviços.

"As unidades de saúde que estão realizando a vacinação de influenza fora da unidade vão manter a vacina de rotina dentro da unidade. As unidades de saúde estão orientadas a tomarem os cuidados necessários para evitar possível aglomeração, tais como: manter distanciamento entre os usuários, em caso de fila; e controlar a entrada e saída das pessoas na unidade", informou a prefeitura, por nota.

GUARAPARI

"A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que a vacinação de rotina será retomada na próxima quarta-feira (22) e na quinta (23)".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais