> >
Vacinação na Grande Vitória: atendimento em casa para idosos acamados

Vacinação na Grande Vitória: atendimento em casa para idosos acamados

Em alguns municípios, moradores podem agendar o atendimento para idosos acamados ou que  possuem mobilidade reduzida

Publicado em 24 de março de 2020 às 19:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Aplicação de vacina
Aplicação de vacina. (Pixabay)

Com o objetivo de reduzir as complicações e a mortalidade por gripe, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a influenza, definindo os grupos prioritários para receber as primeiras doses desde a última segunda-feira (23). A medida foi tomada devido à confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus no Brasil. 

Entenda como o serviço irá funcionar para os idosos acamados em cada município da Grande Vitória e como agendar as vacinas.

VITÓRIA

A Prefeitura de Vitória informou que realizou um mapeamento de todos os idosos da Capital que são acamados ou possuem mobilidade reduzida para que eles sejam imunizados em casa. "Já iniciamos a vacinação dos idosos que residem em instituições de longa permanência e dos acamados em domicilio nesta terça-feira (24). Mas, se ocorrer da família ter mudado de bairro e não ser contactada por nós, é preciso atualizar as informações nos telefones disponíveis no site da Prefeitura", informou a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa. Veja os telefones da Unidade de Saúde mais próxima nesse link

VILA VELHA

De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, familiares de pessoas idosas acamadas devem agendar a visita de vacinadores municipais pelo e-mail [email protected]. Na mensagem devem ser repassadas informações sobre o quadro médico, idade e endereço completo do paciente. 

CARIACICA

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cariacica informou que os idosos acamados fazem parte do grupo prioritário da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. "Para esse público, assim como aqueles que vivem em asilos, profissionais serão deslocados até esses locais para que todos recebam a dose da vacina. Basta a família entrar em contato pelo telefone (27) 3346-6578, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h", informou, por nota. 

SERRA

Já a Prefeitura da Serra, informou que a vacinação de acamados não acontece nesse primeiro momento na Campanha Nacional de Vacinação. As vacinas destinadas a esse público serão realizadas por meio do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em outra etapa da campanha - ainda não definida. Por isso, o município ainda não tem informações sobre como será feito o agendamento, nem por quais plataformas os pedidos poderão ser feitos.  

VIANA

A primeira etapa da Campanha de Vacinação tem como  público-alvo os idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. E para evitar que os idosos saiam de suas casas, os agentes de Saúde estão indo com o vacinador de porta em porta aplicar a vacina. No total serão mais de 5 mil idosos, que não precisarão ir às Unidades de Saúde. Ao todo, são 20 equipes atuando nas áreas dos agentes de Saúde no município.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais