> >
Oitocentos quilos de fragmentos de óleo recolhidos do litoral capixaba

Oitocentos quilos de fragmentos de óleo recolhidos do litoral capixaba

Material foi retirado de 18 praias, localizadas em  sete cidades.  O vestígio mais recente, segundo balanço da Seama, foi localizado em Interlagos, Vila Velha

Publicado em 22 de novembro de 2019 às 06:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Militares recolhem fragmentos de óleo para análise em Pontal do Ipiranga, em Linhares. (Eduardo Dias)

Um total de 800 quilos de fragmentos de óleo misturado a areia foram recolhidos do litoral capixaba. A substância começou a chegar a praias capixabas no dia 8 deste mês e o último ponto a apresentar a contaminação foi Interlagos, em Vila Velha.

Segundo balanço apresentado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) na tarde desta quinta-feira (21), em um total de sete municípios já foram localizados fragmentos de óleo. São eles: Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Serra e Vila Velha.

Ao todo foram atingidas 18 praias do litoral capixaba. O vestígio mais recente foi encontrado em Interlagos, Vila Velha. De acordo com a Seama, um total de 424 pessoas atuaram na limpeza das praias, que estão limpas, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Machado. "E liberadas para uso", acrescentou  o governador Renato Casagrande, que participou de reunião com lideranças da bancada capixaba e órgãos ambientais envolvidos no trabalho no litoral.

A exceção são pontos de praia nas cidades de São Mateus e Linhares, que ainda enfrentam a contaminação.

REFORÇO NA ATUAÇÃO

A atuação da Marinha do Brasil no Estado foi ampliada, segundo informou o vice-almirante Flavio Augusto Viana Rocha, comandante do 1º distrito Naval, que compreende os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A operação iniciada por eles no Norte agora atinge todo o litoral capixaba, com reforço de atuação da tropa e de navios na costa capixaba, em parceria com o Exército. "Temos reforço de tropa e navios no mar. São 320 militares em terra e estamos em todos os municípios até a Grande Vitória, e vamos atuar com tropa ativada, mas não presente, nos municípios mais ao Sul, onde o Exército passará a cuidar até Anchieta e a Marinha de Itaoca (Itapemirim) até a divisa com o Rio de Janeiro", explicou.

Este vídeo pode te interessar

O vice-almirante informou ainda que dois navios estão no Estado e prontos para investigar o aparecimento de qualquer mancha no litoral capixaba. "Nós tivemos aqui, na Região Sudeste, um pouco mais de sorte geográfica, de não termos tido a contaminação do Nordeste, onde as praias sofreram fortemente com a poluição", assinalou Rocha.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais