> >
Novo Império vai retratar o universo infantil na luta pelo título

Novo Império vai retratar o universo infantil na luta pelo título

Para quebrar o jejum de títulos, Novo Império vai levar para a avenida os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Publicado em 4 de fevereiro de 2020 às 06:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Produção de fantasias da escola de samba Novo Império . (Carlos Alberto)

Uma das escolas mais tradicionais do carnaval capixaba, a Novo Império vive um incômodo jejum de 30 anos sem título. A última vitória veio em 1989, com o enredo "Acorda Brasil", obra-prima de Fernando Monteiro que fazia uma azeitada crítica à situação econômica do Brasil na época, um país marcado pela instabilidade do governo José Sarney.

Apostando na mesma fórmula, a denúncia social, a agremiação de Caratoíra - que possui seis campeonatos no  Grupo Especial -  levará para o Sambão do Povo no próximo sábado (15) o enredo "O Be-a-Bá dos Guris: Uma Lição para Todos", criado para celebrar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

"Será um carnaval lúdico, em que vamos levar para a avenida uma reflexão sobre a realidade da criança no país. Nosso enfoque é mostrar seus sonhos, os desafios na luta contra o analfabetismo infantil e, em alguns casos, a situação de abandono que muitos passam nas grandes cidades. Será um desfile marcado pela contestação", assinala Petterson Alves, carnavalesco capixaba com passagens por agremiações cariocas (entre outros trabalhos, coordenou o desfile da Acadêmicos do Sossego, em 2018). 

Alves é o responsável pelo carnaval da "família imperiana" em 2020 e espera repetir o bom desempenho dos últimos desfiles."Ficamos com a terceira colocação em 2019. Saímos da avenida muito aplaudidos e campeões morais. Perdemos o título por apenas um décimo", ressalta. 

GRANDIOSIDADE

Com um investimento de cerca de R$ 800 mil, a Novo Império - que contará com 1.600 componentes, divididos em 19 alas - pretende apresentar um desfile marcado pela grandiosidade de seus quatro carros alegóricos. "As alegorias serão todas construídas por profissionais que trabalham na Festa de Parintins", assinala Petterson, reafirmando que o desfile terá um forte impacto visual.

Petterson Alves, carnavalesco da Novo Império. (Carlos Alberto)

"Nossos maiores destaques serão o abre-elas, em que vamos retratar os horrores da noite, com crianças abandonadas, em um clima bem sombrio, e a comissão de frente". Alves tentou fazer mistério sobre o quesito, mas, gradualmente, foi "entregando o ouro". 

"Será uma metáfora à infância roubada, com os seus direitos de sonhar, brincar e ser feliz. Teremos vários elementos cenográficos que se transformam na avenida. A comissão de frente trará muitas surpresas", despista.

A Novo Império dividirá o seu desfile em cinco setores, sempre sob a perspectiva da criança. O primeiro deles retratará o caos urbano, marcado por um mundo sem sonhos. O segundo, pretende assinalar os direitos básicos, especialmente o de nascer (não foi revelado se o aborto será explorado neste setor). Os outros pretendem focar nas delícias do mundo infantil (especialmente as guloseimas), as brincadeiras de rua e o direito a uma educação de qualidade.  

GLÓRIAS

Carlos Fabian de Carvalho, diretor de carnaval escola de samba da Novo Império. (Carlos Alberto)

Agremiação que conta com uma das maiores torcidas do carnaval de Vitória, a história da Novo Império se confunde com as suas as inúmeras conquistas. Criada na década de 1950, com o nome de Império da Vila, a escola desfilava na Princesa Isabel e tinha como grande "adversária" a Unidos da Piedade. As duas, diga-se de passagem, são consideradas "símbolos" da folia capixaba.

"A força da nossa comunidade sempre foi um diferencial. A Novo Império nasceu da união de um grupo de estivadores com os imigrantes que vieram do Nordeste e começaram a ocupar os morros ao redor da grande Santo Antônio", conta Carlos Fabian de Carvalho, diretor de carnaval da escola.

Desfile campeão da Novo Império em 1988. (Nestor Muller/Arquivo)

Questionado sobre o desfile mais impactante da azul, branco e rosa de Caratoíra, Fabian não se faz de rogado. "Conquistamos um tricampeonato de 1987 a 1989, o que ressaltou a força da nossa comunidade.  'Magia da Noite' (1988), porém, é inesquecível. Conseguimos unir o luxo e o samba no pé. Um desfile tecnicamente perfeito", ressalta o dirigente.

Dentre as apresentações de destaque, ainda de acordo com Fabian, estão "Bodas de Aranã", vice-campeã em 2008, e "Mulher", enredo terceiro colocado em 2019. "Foi um carnaval de resgate após muitos anos de crise estrutural", suspira, com orgulho.

NOVO IMPÉRIO

Logo da Novo Império. (Reprodução)

Este vídeo pode te interessar

  • CORES: Azul, rosa e branco
  • BAIRRO: Caratoíra (Vitória)
  • PRESIDENTE:  Alessando Souza
  • FUNDAÇÃO: 1956
  • TÍTULOS DO GRUPO ESPECIAL: (6) 1978, 1980, 1985, 1987, 1988, 1989 
  • ENREDO: "O Be-a-Bá dos Guris: Uma Lição para Todos"
  • COMPONENTES: 1600
  • ALAS: 19
  • ALEGORIAS: 4 carros

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais