> >
Motorista de app em Vitória terá acesso a bairro do passageiro

Motorista de app em Vitória terá acesso a bairro do passageiro

A novidade, que está disponível para motoristas da Uber e será estendida para os demais municípios da Região Metropolitana, foi desenvolvida para dar mais segurança para os profissionais

Publicado em 15 de outubro de 2019 às 16:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Motoristas da Uber agora recebem informação do bairro de destino em Vitória. (Pixabay)

Motoristas de aplicativo que atuam pela Uber agora tem a informação do bairro de destino do passageiro em Vitória. A mudança entrou em vigor nesta semana após pedidos da categoria por mais segurança. A informação foi confirmada pela empresa durante a reunião desta terça-feira (15)  da CPI de Crimes Cibernéticos da Assembleia Legislativa.

Antes, quando um passageiro solicitava uma corrida, o motorista recebia apenas a região de destino da viagem, sem ter a informação precisa da chegada. De acordo com o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo do ES (Amapes), Luiz Fernando Muller, isso causava insegurança a categoria.

“Aparecia para nós a região. Por exemplo: região sul da Serra. Ele contemplava de 10 a 12 bairros, e para nós motoristas de aplicativo ficava muito vago e perigoso. Agora, nós sabemos detalhadamente o bairro que vamos, podendo ter a escolha se vamos para determinado bairro ou não”, disse.

Por enquanto, a ferramenta detalha apenas bairros de Vitória. De acordo com o porta-voz da Uber, Marcio De Meo, um cronograma de trabalho está sendo montado para que a informação apareça para viagens em toda a região metropolitana.

“Isso começou nos últimos dias e as primeiras reações que tivemos dos motoristas foi de muita aceitação, e agora vamos estabelecer um cronograma de trabalho para levar esse detalhamento maior dos bairros para toda a região metropolitana e não apenas para Vitória, que foi por onde a gente começou”, explicou.

Reconhecimento facial

A 99, que também opera com transporte de aplicativo na Grande Vitória, participou do encontro. Durante a discussão, foi levantada a possibilidade da empresa trazer uma tecnologia de reconhecimento facial para passageiros, também a fim de garantir mais segurança.

Por nota, a 99 confirmou a possibilidade, informando que “está testando a detecção facial dos passageiros em Porto Alegre (RS) e estuda implantar o sistema de verificação em Vitória”.

Além de representantes das empresas e dos motoristas, participaram também autoridades de segurança, como representantes das polícias Civil e Militar. Entre os pontos levantados pelos agentes, estavam uma melhor identificação dos veículos de aplicativo e um canal direto de troca de informações para agilidade nas investigações.

Segundo o presidente da Comissão, deputado Vandinho Leite (PSDB), uma nova reunião deve acontecer em breve para que as partes avancem nas sugestões.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais